Cento e quarenta e um (141) estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado do IFC Araquari (Cursos de Informática; de Química e de Agropecuária) receberam em julho e agosto de 2016 a missão de plantar mudas de árvores frutíferas (laranjeira, limoeiro, bergamoteira etc.) em praças públicas, na própria casa ou em local que permita o acompanhamento do desenvolvimento de cada planta.
A atividade é estratégia do Projeto de Ensino Vivências em Ética, Estética, Política, Teoria do Conhecimento e Direitos Humanos e tem caráter interdisciplinar, pois envolveu a disciplina Filosofia, a disciplina Sociologia e a disciplina Agroecologia.
A atividade visa contemplar alguns objetivos específicos do Projeto de Ensino referido:
* promover os direitos humanos;
* cultivar a vida;
* promover a cidadania;
* e promover a ética.
A justificativa da atividade está em mobilizar estudantes a plantar uma vida / árvore, fonte de oxigênio, de comida, de sombra, de caixa d’água, de abrigo etc. – com o intuito de desenvolver consciência e ação ambiental, relativa a si mesma, às gerações presentes e às gerações futuras. Entre as várias atividades de ensino do IFC Araquari é abordado e discutido o desenvolvimento sustentável e seus desafios locais e mundiais, teoricamente, assim como também se acredita em vivências, em exercitar a prática com atitudes proativas ou reativas em relação ao meio ambiente, aos direitos humanos, à ética e à cidadania.
O resultado da atividade é que 141 mudas de árvores frutíferas foram plantadas pelas próprias mãos dos estudantes dos terceiros anos do IFC Araquari em 2016.
Cumpre agradecer, enfaticamente, à EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Estação Experimental de Itajaí) pela doação das referidas mudas, conforme atuação efetiva da pesquisadora da Epagri Dra. Luana Aparecida Castilho.
Fotos 3 quim / 3 info 1 / 3 info2 / 3 agro 1 / 3 agro 2
Texto: Professor de Filosofia Leandro Kingeski Pacheco, Professor de Sociologia Roberto Dombroski de Souza, Professor de Agroecologia Leonardo Silva Patto – do Ensino Médio Integrado do IFC Araquari