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Vivências de Alteridade – 2017

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Considerando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (comemorado no dia 21 de setembro no Brasil), aproximadamente 170 estudantes das turmas dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do IFC Campus Araquari (Cursos de Agropecuária e de Informática), vivenciaram atividades relativas à alteridade. Tal atividade foi trabalhada conexa às temáticas da disciplina de Filosofia, em continuidade e aprofundamento dos conteúdos: Ética, Política e Direitos Humanos.

As atividades vivenciadas foram as seguintes:

  1. Assistir a um filme curto sem som e tentar identificar a narrativa ou trama.
  2. Procurar expressar a trama do filme recém assistido sem usar da fala ou da escrita.
  3. Buscar e mostrar documento de identidade, carteira de estudante ou outro, com utilização de apenas uma mão. Para tanto, os destros só puderam utilizar a mão esquerda, e os canhotos só puderam utilizar a mão direita.
  4. Colocar a venda nos olhos, sair da sala de aula, descer as escadas e chegar em ponto determinado do pátio da escola.
  5. Utilizar a venda agora como amarra para imobilizar as próprias pernas e voltar à sala de aula.
  6. Socializar síntese acerca das percepções e sensibilizações provocadas pelas diferentes vivências.

Em geral, os referidos estudantes se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situações específicas relativas à audição, à visão, à fala e à mobilidade de membros superiores e inferiores.

Ao serem inquiridos acerca de breve reflexão sobre as vivências, os estudantes destacaram percepções diversas e interpenetradas umas nas outras, por exemplo, acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial.

O material utilizado durante a vivência foi: smart tv, notebook e tiras de TNT preto.

Texto e imagens: Leandro Kingeski Pacheco

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