Considerando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (comemorado no dia 21 de setembro), aproximadamente 160 estudantes das turmas dos segundos anos do Ensino Médio Integrado do IFC – Campus Araquari (Cursos de Agropecuária, de Informática e de Química), vivenciaram atividades relativas à alteridade.
Tal atividade foi trabalhada conexa às temáticas da disciplina Filosofia, em continuidade e aprofundamento dos conteúdos: Ética, Política e Direitos Humanos. As atividades vivenciadas foram as seguintes:
* Assistir a um filme curto sem som e tentar identificar a narrativa ou trama.
* Buscar e mostrar documento de identidade, carteira de estudante ou outro, com utilização de apenas uma mão. Para tanto, os destros só puderam utilizar a mão esquerda, e os canhotos só puderam utilizar a mão direita.
* Colocar a venda nos olhos e procurar caminhar no pátio da escola, com acompanhamento de guia e ou não.
* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com muletas.
* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com a cadeira de rodas.
* Socializar síntese acerca das percepções e sensibilizações provocadas pelas vivências.
Os referidos estudantes se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situações específicas relativas à audição, à visão, à fala, a mobilidade de membros superiores e inferiores. Ao serem inquiridos acerca de breve reflexão sobre as vivências, foram destacadas percepções diversas e interpenetradas umas nas outras, por exemplo, acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial. O material utilizado durante a vivência foi data show, notebook, tiras de TNT preto, 2 cadeiras de rodas e 4 muletas.