Menu principal
 
  • [google-translator]

“VETERINÁRIO DO BEM” – Um projeto para integrar educação e sociedade

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Idealizado para proporcionar ao estudante a sua participação ativa na sociedade, o projeto “Veterinário do Bem” incentiva os acadêmicos ao engajamento social voluntário. Através desse programa de extensão, que teve origem no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense, Câmpus Araquari, os alunos podem exercitar os conhecimentos aprendidos em prol da sociedade.

O projeto, iniciado no segundo semestre de 2014, integrou as disciplinas de Sociologia e Bem-estar animal, ministradas no 1º ano do curso. Além do conhecimento teórico e prático, estas ações colaboram para que o estudante tenha uma formação mais humana e transformadora.

No projeto “Veterinário do Bem”, a relação sociedade-homem-animal é reforçada através de diferentes ações que contribuem para o desenvolvimento da cidadania, solidariedade e respeito a todas as formas de vida. Todas as atividades são conduzidas pelos alunos sob coordenação dos professores Roberto Dombroski e Erica Perez Marson Bako e orientação de vários docentes do curso de Medicina Veterinária do IFC.

_

Ações desenvolvidas ao longo do Projeto

O projeto “Veterinário do Bem” gerou seis ações voluntárias:

  1. Chipacão (Jaraguá do Sul, 25 de outubro de 2014)
    Resumo: O projeto visou conscientizar a população dos benefícios do microchip para os animais e também para os proprietários. Um animal microchipado, caso venha a fugir, tem uma chance bem maior de ser encontrado. Isso também é efetivo para os casos de abandono dos animais. A ação envolveu a organização de uma feirinha de adoção, que culminou com a adoção de 6 dos 13 animais disponíveis. 

Imagem10

 

  1. Teatro Bom pra Cachorro (Araquari, 31 de outubro de 2014)
    Resumo: O projeto consistiu na apresentação de um teatro para 43 alunos com cerca de 7 anos. O projeto foi criado com o objetivo de passar para as crianças uma ideia melhor sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais. Após o teatro, a equipe organizou uma roda de conversa com os alunos e a confecção de desenhos representando o que eles entenderam sobre o teatro. 

Imagem2

  1. MIA (São Francisco do Sul, 08 de novembro de 2014)
    Resumo: O projeto promoveu uma Atividade Assistida por Animais para proporcionar a interação entre idosos e animais (seis cães e uma calopsita) com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e também valorizar o papel dos animais como companhia. A equipe organizou uma roda interativa com música para 25 idosos e um café da tarde especial. 

Imagem3

  1. EducaCão (Joinville, 21 de novembro de 2014)
    – Resumo: O projeto EducaCão foi realizado com aproximadamente 50 crianças do 4ª ano do Ensino Fundamental, envolvendo a apresentação de slides sobre as necessidades e os cuidados básicos para com os animais, reforçando a relação criança-animal. A equipe também realizou um bate-papo e interagiu ludicamente com as crianças. 

Imagem5

  1. Itapoá Consciente (Itapoá, 29 de novembro de 2014)
    – Resumo: O Projeto “Itapoá Consciente” consistiu em uma ação voluntária no Centro de Bem-Estar Animal de Itapoá, para promover melhorias na qualidade de vida dos mais de 60 cães ali abrigados, como enriquecimento ambiental e organização de feirinhas de adoção. A primeira feirinha proporcionou a adoção de nove cães, sendo dois adultos e sete filhotes.

Imagem7 

  1. Veterinário na Aldeia (Araquari, 02 e 09 de dezembro de 2014)
    – Resumo: O projeto que ainda não foi concluído, visa desenvolver, junto às duas comunidades indígenas do município de Araquari, alternativas para o tratamento dos animais infestados por ectoparasitas além de um trabalho de conscientização da importância da prevenção e controle de tais infestações para o bem-estar todos.

Imagem8

Os resultados apresentados pelos alunos foram além do conhecimento técnico, comprovando que o projeto permitiu um encontro direto com a realidade de outras comunidades e instituições, aflorou a criatividade, a proatividade, a iniciativa e a solidariedade de cada um dos integrantes envolvidos.

Adaptação do texto: CECOM/Araquari
Imagens: Projeto Veterinário do Bem

Imprimir Imprimir