O curso Técnico Subsequente em Agrimensura do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari está com 30 vagas abertas. Com dois anos de duração, este curso tem como público aquelas pessoas que já possuem o Ensino Médio completo e buscam uma oportunidade de profissionalização e qualificação.
O curso tem suas aulas ministradas no período noturno, é inteiramente gratuito e a seleção dos estudantes é feita através de um sorteio público. Para saber mais sobre o curso, é possível acessar o site: http://agrimensura.memoria.araquari.ifc.edu.br/ [1]
Para fazer a inscrição os candidatos devem preencher o seus dados no link: http://ingresso.ifc.edu.br/2018/09/24/como-faco-a-inscricao-2/ [2] (nos dias 8 e 9 de dezembro o sistema pdoerá apresentar instabilidade). A inscrição para este e também os demais cursos técnicos ofertados pelo IFC poderá ser feita até o dia 11 de dezembro, terça-feira, de acordo com o Edital 129/2018 [3].
.
O mercado de trabalho para um agrimensor
Agrimensura é a área técnica responsável pela medição e representação da superfície terrestre. O profissional da Agrimensura utiliza métodos de posicionamento por satélites e executa medições de ângulos e distâncias para determinar coordenadas tridimensionais de pontos, necessários para a confecção de plantas topográficas e modelos digitais de terreno.
Hoje existe uma demanda por profissionais da área de agrimensura, que podem atuar no levantamento de áreas para diversos fins, na representação de áreas por meio da planta topográfica, na divisão e demarcação de terras, loteamento, em obras de infraestrutura como em estradas ou redes de abastecimento de água ou esgoto, no cadastro técnico, geoprocessamento, entre outros.
.
O que pensa a FENEA
As novas tecnologias e o alto índice de conhecimento técnico dos profissionais de agrimensura fazem com que a sua atuação se torne recorrente. Além disso, apesar de ainda estarmos com baixos índices de investimento em infraestrutura, o Brasil necessitará de reestruturação em algumas áreas, como habitação, energia e transporte.
Os agrimensores terão papel fundamental nesse desenvolvimento, segundo o presidente da Fenea (Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores). “O engenheiro agrimensor está inserido em quase todas as áreas do plano de desenvolvimento estipulado pelo Governo. Desde a infraestrutura até a reforma agrária, passando pelo setor agrícola”, explica.
Texto e imagens: CECOM/Araquari
Informações: CPE Tecnologia
Imagens: Maurício Sejas