O tema da transversalidade relacionado ao currículo, diversidade e inclusão foi discutido no IFC Araquari na última semana, durante o I Fórum da Transversalidade em Educação, que aconteceu na quarta-feira-feira, dia 6 de dezembro, no auditório da instituição. Uma noite de muitas ideias e reflexão e que teve dois educadores convidados, vindos da UFSC, para falar com o público presente.
O I Fórum da Transversalidade em Educação buscou o desenvolvimento de atividades reflexivas e contextuais que estabelecem relações entre a teoria e a prática. Lembrando que debater a transversalidade não é estabelecer uma nova disciplina, e sim explorar temáticas que visam a construção da cidadania, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.
A primeira palestrante da noite foi a professora Suzani Cassiani, que falou sobre “Os efeitos de colonialidade no ensino de ciências: provocações para futuros professores”. Logo após, o professor Irlan Von Linsingen trouxe ideias a respeito de “Tecnologia social e educação CTS: processos emancipatórios e cidadania sociotécnica”. As palestras tiveram a mediação da professora Anelise Grünfeld de Lucca e o público pode fazer perguntas aos palestrantes, que estiveram à disposição.
Para um momento cultural nesta noite de muita aprendizado, foi convidada a banda New Song. Fundada em 2017, a banda tem o intuito de levar a música por meio de estilos não convencionais à cultura brasileira. Os músicos ensaiam semanalmente e fazem shows gratuitos por toda a região de Araquari.
Este fórum teve como organizadores os estudantes do curso de Licenciatura em Química, com a orientação de seus professores André Luis Fachini, Anelise Grünfeld de Lucca e Marilandes Mol Ribeiro de Melo. A prática da organização de um evento fez parte da disciplina de Pesquisa e Processo Educativo II.
Texto e imagens: CECOM/Araquari