Na semana de 3 a 8 de outubro, aconteceu no IFC Araquari a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). De segunda-feira até sábado foram cerca de 130 atividades oferecidas para todos os níveis de ensino e para os diferentes cursos ofertados no campus. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais subiram ao palco, para falar aos mais de 1100 inscritos no evento.
O primeiro dia contou com a abertura oficial, esta que também foi projetada em telões dentro do ginásio da instituição, para atender a todo o público presente. A palestra de abertura ficou a cargo da Pró-Reitora de Ensino do IFC, professora Josefa Surek, que falou sobre “Institutos Federais: possibilidades e perspectivas”. Ainda na segunda-feira, o professor Jarbas Novelino Barato (Universidade São Judas Tadeu) falou sobre “Fazer bem feito: caminhos do trabalho e da educação”. Na sequência, o professor Fabrizio Adani (Universidade de Milão) ministrou sua palestra sobre “Economia circular: um novo conceito”.
A terça-feira foi um dia repleto de informações e novos conhecimentos, com apresentações de comunicações orais e pôsteres científicos. O dia todo foi destinado à troca de experiências, com a apresentação de trabalhos em nível científico, dos quais foram selecionados os indicados para a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. As avaliações destes trabalhos e o nome dos selecionados podem ser encontrados na página oficial da SEPE.
Durante a quarta e quinta-feira as atenções foram divididas entre atividades como oficinas, minicursos e palestras para grupos menores de estudantes. Além disso, iniciaram também as semanas acadêmicas, específicas de cada curso da instituição. Destaque nestes dias para as falas do professor Attico Chassot, nas palestras sobre “Saberes Primevos e Fazendo-se Saberes Escolares” e para o frânces Jean-François Ferard, com a sua fala sobre “Objectifs et bases scientifiques des essais d’écotoxicité au service de l’évaluation des risques chimiques”.
Sexta-feira manteve o alto nível do evento, com o foco para o Ensino Médio. Aconteceu, no ginásio da instituição, a apresentação de 98 trabalho interdisciplinares dentro da atividade chamada Painel de Integração. Este é o momento de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, envolvendo várias disciplinas de seu currículo. O resultado foi simplesmente fenomenal.
Para fechar a semana, no sábado, ainda houveram atividades das semanas acadêmicas. Foram seis dias de muita agitação, muitos ensinamentos e principalmente muita troca de conhecimentos. Uma experiência única para os mais de mil inscritos no evento que tiveram a oportunidade de ter contato com realidades diferentes, professores de outras instituições, aprimorar seus conhecimentos e descobrir novidades em suas áreas.