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Simulado da ONU : o ensinar e aprender de forma lúdica

Coordenado pela disciplina de Geografia, o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas do Instituto Federal Catarinense – [1] Campus Araquari chega na sua 3ª edição. Através da interdisciplinaridade a atividade busca ensinar conteúdos de forma lúdica, além da busca pela integração e coletividade entre os estudantes.

O objetivo da atividade é contribuir para que os discentes entendam a importância da Assembleia das Nações Unidas, usufruindo da diferenciação espacial entre os territórios a partir da cultura e da geopolítica. Para isso, o simulado é dividido em duas grandes etapas. A primeira, as atividades pré-conselho, seguida dos debates.

Proposto como atividade integradora, o Simulado da ONU está previsto nas emendas dos cursos de ensino médio técnico. Há o entrelaçamento de conteúdos com outras disciplinas como Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Línguas estrangeiras.

Na sua primeira edição, em 2018, o simulado movimentou aproximadamente 200 alunos pelo auditório divididos em 15 equipes. Em 2019, foi ampliado para 230 estudantes. No ano de 2020, diante da ocorrência da pandemia, não houve o simulado. Em 2021, o simulado ocorrerá de forma totalmente remota. Conta com a participação direta de aproximadamente 370 alunos divididos em 38 equipes.

Para o desenvolver a atividade, a atuação coletiva foi fundamental. Neste cenário de ensino remoto, as atividades integradas servem como uma forma de união, mesmo que virtual, entre os alunos e turmas.

Alguns relatos de estudantes do ensino médio técnico, destacam como está sendo a experiência:

Por mais que seja trabalhosa a colaboração com os colegas, o simulado tem sido interessante para se abrir às perspectivas dos outros países e sua configuração geopolítica. Dificilmente eu me atentava à política internacional, mas pesquisar sobre os conflitos me interessou bastante, tornando a geografia uma das minhas disciplinas favoritas.” (Eduarda Saibert – Informática).

Estar participando do simulado da ONU tem sido gratificante de muitas formas. Estou aprendendo muito sobre a política e seu funcionamento no mundo atual, a fazer pesquisas mais aprofundadas e também a ser mais crítico nas questões abordadas. Está sendo uma ótima experiência no modo geral.” (Alisson Santos – Informática)

Participar do simulado da ONU é uma experiência e tanto, tão bom ver resultado com os trabalhos em equipe mesmo que, infelizmente, online. Toda essa dinâmica e correria que traz aprendizado e entretenimento, dá uma sensação incrível de realização. Me divirto gravando vídeos e botando “fogo no parquinho” com as redes sociais. A ONU com certeza é uma das melhores atividades realizadas pelo Campus.” (Gabrieli Ardino – Informática)

Poder participar desse simulado está sendo uma experiência inovadora e divertida, além de nos inteirar em como funciona um processo de decisão política, nos deixa a par da dificuldade e seriedade que é a vida política e como ela influencia em nosso cotidiano.” (Gabriel Gonsalez – Agropecuária)

Os professores de Geografia, Luiz Antônio da Rocha Andrade e Lucas Azeredo Rodrigues são os organizadores gerais da atividade neste ano.

O simulado está sendo pensado desde maio de 2021, e conta com a participação de docentes e discentes na organização. O sorteio dos temas e a escolha dos horários, foram realizados por meio de consulta aos estudantes. Ainda optou-se por trazer parte dos 3ºanos para a atividade, haja vista que eles não tiveram o simulado no ano passado. Neste ano teremos novidades, desde a questão dos debates, até as interações nas redes sociais como formas de avaliação.” (Lucas Azeredo Rodrigues – Docente)

“O simulado da ONU, pelo fato de trabalhar os temas discutidos na ONU real, que ditam profundamente os rumos da vida na Terra, contempla efetivamente a proposta de integração, interdisciplinaridade e transversalidade prevista nos cursos técnicos integrados do IFC.”( Luiz Antônio R. Andrade – docente).

“O Simulado da ONU de 2021 está sendo diferente do que estávamos acostumados, agora além das personalidades políticas temos a cobertura jornalística da qual eu e os alunos dos 3.º anos fazem parte. A experiência está sendo uma das melhores, pois infelizmente no ano de 2020, que era o momento de nós participarmos como os países, foi cancelada devido às condições da pandemia do Covid-19 e, agora mesmo com as restrições, o simulado foi adaptado para as redes sociais, nas quais os jornais tornam-se de grande importância para anunciar os pronunciamentos, brigas e debates das personalidades, alguns de maneira séria, ou brincando com as notícias falsas e o sensacionalismo. Assim, percebemos a relevância da mídia em situações políticas e discussões relacionando assuntos da sala de aula com o cotidiano.” (Giovana Nicolodi – Química)

Como vai funcionar o Simulado?

A primeira parte do evento consiste na confecção audiovisual de atividades chamadas “pré-conselho”. Nela as equipes tiveram que fazer gravações, contendo apresentações culturais, pratos culinários, aspectos geográficos e como o movimento que estão representando observa os debates que serão realizados ao vivo.

Serão quatro debates temáticos, e as escolhas dos personagens que farão o debate, foram dos próprios estudantes.

Cúpula do Clima (2021)

Lado A

“Neutro”

Lado B

Brasil

EUA (Governo Biden)

ONGs e ACNUDH

Rússia

China

Austrália

Quênia

Alemanha

Israel x Palestina (2021)

Lado A

“Neutro”

Lado B

Israel

EUA (Governo Biden)

Palestina

Egito

ACNUDH

Black Lives Matter – George Floyd (2020)

Lado A

Lado B

EUA (Governo Trump)

Movimentos anti-racistas

Blue Lives Matter e movimentos

ACNUDH

Chacina do Jacarezinho-RJ

Lado A

“Neutro”

Lado B

ACNUDH e movimentos

Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura

Defensores da operação militar (líderes políticos e de movimentos)

 

  1. Discurso inicial dos conselheiros da ONU (relatores);

  2. Discurso inicial das personalidades políticas;

  3. Direito de respostas às equipes.

  4. Comentários dos conselheiros.

  5. Réplica das equipes (se necessário, haverá tréplica).

  6. Discurso Final do Conselheiro.

  1. Os relatores irão se posicionar sobre os conflitos com possíveis recomendações (se necessário, alguma discussão entre os países membros).

  2. Haverá a votação.

  3. Caso algum país permanente tenha o interesse de vetar, será justificado.

 

Cronograma

Dia

Horário

Atividade

Equipes/Conflito

03/nov.

18:30

Abertura – Live

A importância do simulado da ONU como uma forma de entender os conflitos contemporâneos e quais são os recentes impactos da pandemia na população negra (atividade vinculada ao NEABI)

Convidados (Lucas, Luiz Antônio, Marcione, Edivanderson e Daniel)

03/nov.

Atividades pré-conselho

Black Lives Matter / Chacina do Jacarezinho

04/nov.

18:30

Atividades pré-conselho

Cúpula do Clima /

Israel x Palestina

05/nov.

18:30

Debate

Israel X Palestina

05/nov.

Debate

Black Lives Matter

05/nov.

Debate

Cúpula do Clima

06/nov.

08:30

Debate

Chacina do Jacarezinho

06/nov.

Conselho

Votação – Conselho de Segurança

06/nov.

Discurso Final

Conselho da ONU

Acompanhe no YouTube:
Dia 1 – 3/11: https://www.youtube.com/watch?v=ZqOtmFSk784 [2]
Dia 2 – 4/11: https://www.youtube.com/watch?v=hGwU7ejBdJE [3]
Dia 3 – 5/11: https://www.youtube.com/watch?v=uiPFW8UTP10 [4]
Dia 4 – 6/11: https://www.youtube.com/watch?v=BYbFEItImJI [5]

 

Como se inteirar do debate?

Como já foi mencionado, alguns 3ºanos foram incluídos na atividade. A tarefa deles é trazer informações do evento. Por meio da #onuifc no twitter, as personalidades presentes no evento interagem, e possuem a cobertura jornalística de diferentes formas, desde o jeito mais formal, até a difusão de fake news e sensacionalismos.

Texto e tabelas: prof. Lucas Azeredo Rodrigues
Imagem: Cecom/Araquari