Coordenado pela disciplina de Geografia, o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari chega na sua 3ª edição. Através da interdisciplinaridade a atividade busca ensinar conteúdos de forma lúdica, além da busca pela integração e coletividade entre os estudantes.
O objetivo da atividade é contribuir para que os discentes entendam a importância da Assembleia das Nações Unidas, usufruindo da diferenciação espacial entre os territórios a partir da cultura e da geopolítica. Para isso, o simulado é dividido em duas grandes etapas. A primeira, as atividades pré-conselho, seguida dos debates.
Proposto como atividade integradora, o Simulado da ONU está previsto nas emendas dos cursos de ensino médio técnico. Há o entrelaçamento de conteúdos com outras disciplinas como Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Línguas estrangeiras.
Na sua primeira edição, em 2018, o simulado movimentou aproximadamente 200 alunos pelo auditório divididos em 15 equipes. Em 2019, foi ampliado para 230 estudantes. No ano de 2020, diante da ocorrência da pandemia, não houve o simulado. Em 2021, o simulado ocorrerá de forma totalmente remota. Conta com a participação direta de aproximadamente 370 alunos divididos em 38 equipes.
Para o desenvolver a atividade, a atuação coletiva foi fundamental. Neste cenário de ensino remoto, as atividades integradas servem como uma forma de união, mesmo que virtual, entre os alunos e turmas.
Alguns relatos de estudantes do ensino médio técnico, destacam como está sendo a experiência:
“Por mais que seja trabalhosa a colaboração com os colegas, o simulado tem sido interessante para se abrir às perspectivas dos outros países e sua configuração geopolítica. Dificilmente eu me atentava à política internacional, mas pesquisar sobre os conflitos me interessou bastante, tornando a geografia uma das minhas disciplinas favoritas.” (Eduarda Saibert – Informática).
“Estar participando do simulado da ONU tem sido gratificante de muitas formas. Estou aprendendo muito sobre a política e seu funcionamento no mundo atual, a fazer pesquisas mais aprofundadas e também a ser mais crítico nas questões abordadas. Está sendo uma ótima experiência no modo geral.” (Alisson Santos – Informática)
“Participar do simulado da ONU é uma experiência e tanto, tão bom ver resultado com os trabalhos em equipe mesmo que, infelizmente, online. Toda essa dinâmica e correria que traz aprendizado e entretenimento, dá uma sensação incrível de realização. Me divirto gravando vídeos e botando “fogo no parquinho” com as redes sociais. A ONU com certeza é uma das melhores atividades realizadas pelo Campus.” (Gabrieli Ardino – Informática)
“Poder participar desse simulado está sendo uma experiência inovadora e divertida, além de nos inteirar em como funciona um processo de decisão política, nos deixa a par da dificuldade e seriedade que é a vida política e como ela influencia em nosso cotidiano.” (Gabriel Gonsalez – Agropecuária)
Os professores de Geografia, Luiz Antônio da Rocha Andrade e Lucas Azeredo Rodrigues são os organizadores gerais da atividade neste ano.
“O simulado está sendo pensado desde maio de 2021, e conta com a participação de docentes e discentes na organização. O sorteio dos temas e a escolha dos horários, foram realizados por meio de consulta aos estudantes. Ainda optou-se por trazer parte dos 3ºanos para a atividade, haja vista que eles não tiveram o simulado no ano passado. Neste ano teremos novidades, desde a questão dos debates, até as interações nas redes sociais como formas de avaliação.” (Lucas Azeredo Rodrigues – Docente)
“O simulado da ONU, pelo fato de trabalhar os temas discutidos na ONU real, que ditam profundamente os rumos da vida na Terra, contempla efetivamente a proposta de integração, interdisciplinaridade e transversalidade prevista nos cursos técnicos integrados do IFC.”( Luiz Antônio R. Andrade – docente).
“O Simulado da ONU de 2021 está sendo diferente do que estávamos acostumados, agora além das personalidades políticas temos a cobertura jornalística da qual eu e os alunos dos 3.º anos fazem parte. A experiência está sendo uma das melhores, pois infelizmente no ano de 2020, que era o momento de nós participarmos como os países, foi cancelada devido às condições da pandemia do Covid-19 e, agora mesmo com as restrições, o simulado foi adaptado para as redes sociais, nas quais os jornais tornam-se de grande importância para anunciar os pronunciamentos, brigas e debates das personalidades, alguns de maneira séria, ou brincando com as notícias falsas e o sensacionalismo. Assim, percebemos a relevância da mídia em situações políticas e discussões relacionando assuntos da sala de aula com o cotidiano.” (Giovana Nicolodi – Química)
Como vai funcionar o Simulado?
A primeira parte do evento consiste na confecção audiovisual de atividades chamadas “pré-conselho”. Nela as equipes tiveram que fazer gravações, contendo apresentações culturais, pratos culinários, aspectos geográficos e como o movimento que estão representando observa os debates que serão realizados ao vivo.
Serão quatro debates temáticos, e as escolhas dos personagens que farão o debate, foram dos próprios estudantes.
Cúpula do Clima (2021) |
||
Lado A |
“Neutro” |
Lado B |
Brasil |
EUA (Governo Biden) |
ONGs e ACNUDH |
Rússia |
||
China |
||
Austrália |
||
Quênia |
||
Alemanha |
||
Israel x Palestina (2021) |
||
Lado A |
“Neutro” |
Lado B |
Israel |
EUA (Governo Biden) |
Palestina |
Egito |
||
ACNUDH |
||
Black Lives Matter – George Floyd (2020) |
||
Lado A |
Lado B |
|
EUA (Governo Trump) |
Movimentos anti-racistas |
|
Blue Lives Matter e movimentos |
ACNUDH |
|
Chacina do Jacarezinho-RJ |
||
Lado A |
“Neutro” |
Lado B |
ACNUDH e movimentos |
Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura |
Defensores da operação militar (líderes políticos e de movimentos) |
-
Os debates serão intermediados pelos conselheiros, e estão organizados da seguinte forma:
-
Discurso inicial dos conselheiros da ONU (relatores);
-
Discurso inicial das personalidades políticas;
-
Direito de respostas às equipes.
-
Comentários dos conselheiros.
-
Réplica das equipes (se necessário, haverá tréplica).
-
Discurso Final do Conselheiro.
-
Após os debates, a última etapa será a votação do conselho de segurança.
-
Os relatores irão se posicionar sobre os conflitos com possíveis recomendações (se necessário, alguma discussão entre os países membros).
-
Haverá a votação.
-
Caso algum país permanente tenha o interesse de vetar, será justificado.
Cronograma
Dia |
Horário |
Atividade |
Equipes/Conflito |
03/nov. |
18:30 |
Abertura – Live A importância do simulado da ONU como uma forma de entender os conflitos contemporâneos e quais são os recentes impactos da pandemia na população negra (atividade vinculada ao NEABI) |
Convidados (Lucas, Luiz Antônio, Marcione, Edivanderson e Daniel) |
03/nov. |
Atividades pré-conselho |
Black Lives Matter / Chacina do Jacarezinho |
|
04/nov. |
18:30 |
Atividades pré-conselho |
Cúpula do Clima / Israel x Palestina |
05/nov. |
18:30 |
Debate |
Israel X Palestina |
05/nov. |
Debate |
Black Lives Matter |
|
05/nov. |
Debate |
Cúpula do Clima |
|
06/nov. |
08:30 |
Debate |
Chacina do Jacarezinho |
06/nov. |
Conselho |
Votação – Conselho de Segurança |
|
06/nov. |
Discurso Final |
Conselho da ONU |
Como se inteirar do debate?
Como já foi mencionado, alguns 3ºanos foram incluídos na atividade. A tarefa deles é trazer informações do evento. Por meio da #onuifc no twitter, as personalidades presentes no evento interagem, e possuem a cobertura jornalística de diferentes formas, desde o jeito mais formal, até a difusão de fake news e sensacionalismos.
Texto e tabelas: prof. Lucas Azeredo Rodrigues
Imagem: Cecom/Araquari