O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A cor escolhida, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), representa luz, sol e vida. Em todo o país são realizadas ações que inspiram a saúde mental e a disposição de ajudar a quem estiver precisando. Isto ocorre também no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, que promoverá o estímulo e a valorização da vida durante todo o mês, através de atividades direcionadas para sua comunidade interna.
O auge das atividades realizadas em prol do setembro amarelo, no IFC Araquari, será com uma palestra no dia 26 de setembro de 2019, a partir das 13h30, no auditório institucional. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com a presença de dois psicólogos que abordarão o tema da campanha e suas vertentes. Para aqueles que tiverem interesse, está aberto um formulário anônimo para comentários, desabafos ou perguntas sobre a temática do suicídio (acesse este LINK para deixar suas contribuições [2]). O conteúdo deste formulário será abordado durante esta palestra.
Além da palestra, mais cinco atividades serão realizadas, sendo estas:
- Árvore da vida – recados dos estudantes sobre seus sentimentos;
- Oficina na SEPE – em parceria com a Unidade Básica de Saúde de Araquari;
- Estande na SEPE – com material informativo e conteúdos sobre o tema;
- Distribuição cartazes pelo campus de lacinhos amarelos, para sensibilização da comunidade;
Sobre os palestrantes
GABRIEL DE OLIVEIRA – psicólogo clínico (CRP 12/16712)
– Graduado em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala (Associação Catarinense de Ensino/ACE-FGG);
– Oferece serviço de psicoterapia individual e em grupo para adolescentes e adultos, com foco nas demandas das adolescências;
– Interesse ético-político e profissional nas demandas de gênero e sexualidade, atuando como colaborador nos eventos do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12);
– Formações e atividades complementares: Avaliação Psicológica para Cirurgias: Bariátrica e Vasectomia.
TATIANE FELÍCIO – psicóloga clínica (CRP 12/16994)
– Graduada em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala (Associação Catarinense de Ensino/ACE-FGG);
– Oferece serviço de psicoterapia individual e em grupo para adolescentes e adultos.
– Desenvolve pesquisas no campo da política social, articulando Psicologia e Políticas Públicas para crianças e adolescentes.
Precisar conversar com alguém?
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo todos os dias voluntária e gratuitamente qualquer pessoa que quer e precisa conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas. Ligue 188 ou entre no site da CVV( https://www.cvv.org.br/ [3]) para chat, Skype, e-mail e mais informações.
O suicídio ainda é rodeado de múltiplos preconceitos, que por vezes têm ligação com raízes culturais, religiosas e de diferentes realidades sociais. Apesar do problema atingir pessoas de uma faixa etária abrangente, o público jovem é um dos que mais sofre com a causa, de tal modo, a responsabilidade, o conhecimento e a compreensão são aspectos fundamentais que precisam estar presentes em uma conversação sobre o assunto.
O Setembro Amarelo procura conscientizar a população da gravidade do problema, dialogando sobre a prevenção e a valorização da vida. A campanha, também, busca o incentivo para que as pessoas disponham de ajuda e a procurem quando necessário, lembrando-as de que sempre há uma outra alternativa.
Texto: CECOM/Araquari