
Foram 1755 pessoas inscritas na quarta edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. O evento aconteceu de 16 a 21 de setembro de 2019 e foi o maior dentre todas as edições, contando com 156 atividades, ministradas por 172 diferentes palestrantes de várias partes do Brasil. Para conferir imagens do evento, acesse ESTE LINK [1].
Com um caráter interdisciplinar, o evento iniciou suas atividades na segunda-feira (16) com uma conversa sobre o naturalista alemão Fritz Müller. Os ministrantes desta palestra foram os estudiosos Ana Maria Moraes e Lauro Bacca, do Instituto Histórico de Blumenau. Para a abertura da noite, o pesquisador e professor Frederico Fonseca da Silva trouxe como tema “A (real) importância da Pesquisa Continuada para o Desenvolvimento Brasileiro”.
Terça-feira é um dia mais voltado a atividades científicas, pois isso todas as apresentações de comunicações orais aconteceram neste dia. Já as apresentações de pôsteres científicos ficaram localizadas na quarta-feira (18), dentro do ginásio do IFC Araquari, com apresentações entre 15h30 e 17h. Dos trabalhos científicos premiados, alguns deles são selecionados e indicados para a MICTI – Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. O resultado da categoria extensão já saiu, acesse NESTE LINK [2]. Em breve os demais resultados também serão divulgados.
A maioria das atividades (palestras, oficinas, minicursos) foram realizadas na quarta e quinta-feira. Do laboratório de química, ao viveiro de mudas e passando pelas salas de aula, as mais diversas atividades científicas e culturais estiveram acontecendo nestes dias. Desde ações para 20 pessoas, até grandes palestras com público máximo de 200 participantes, no auditório.
Já na quinta-feira (19) à tarde iniciaram os preparativos para o Painel de Integração 2019, uma atividade que reúne todos os estudantes do Ensino Médio com apresentações de pesquisas e trabalhos científicos em estandes, dentro do ginásio do campus. Devido ao número de trabalhos e para um maior prestígio do evento, as apresentações foram separadas entre a sexta-feira (20) e o sábado (21), quando centenas de pessoas visitaram o local.
Semanas Acadêmicas são um destaque a parte na SEPE
Com o objetivo de integrar todos os níveis de ensino, a SEPE reúne atividades voltadas para seus diferentes cursos e áreas do conhecimento. Para o apoio e fazendo parte da organização da maioria das atividades que ocorrem durante o evento, estão os Centros Acadêmicos dos Cursos Superiores. Por isso, durante esta semana, acontecem também, por exemplo, a Seinfo (Semana de Informática), a Semavet (Semana da Veterinária), a Semagro (Semana da Agronomia), a Selic (Semana das Licenciaturas).
Além disso, ainda são oferecidas atividades para os cursos de Tecnologia em Redes e para o técnico subsequente em Agrimensura, que não possuem centros acadêmicos formalizados.
Avaliação do evento
Dezenas de servidores, terceirizados e estudantes participaram da organização do evento. Com seis dias de duração e a grande variedade de ações realizadas durante a semana, é fundamental para as próximas edições também saber a opinião dos participantes sobre o que aconteceu. Para tal, foram criados dois formulários, que podem receber feedbacks (anônimos ou não):
- Esse elogio vai para: http://bit.ly/elogiosepe [10]
- Avaliação do Painel de Integração: http://bit.ly/avaliaçãopainel [11]
Junto aos certificados do evento, que serão disponibilizados na plataforma oficial de gerenciamento da SEPE: even3.com.br/sepe2019 [12] também estará aberto um questionário de avaliação do evento, pré-requisito para download dos certificados por participante.