Menu principal
 
  • [google-translator]

SEPE 2019: diversidade de atividades marca mais esta edição do evento

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Foram 1755 pessoas inscritas na quarta edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. O evento aconteceu de 16 a 21 de setembro de 2019 e foi o maior dentre todas as edições, contando com 156 atividades, ministradas por 172 diferentes palestrantes de várias partes do Brasil. Para conferir imagens do evento, acesse ESTE LINK.

Com um caráter interdisciplinar, o evento iniciou suas atividades na segunda-feira (16) com uma conversa sobre o naturalista alemão Fritz Müller. Os ministrantes desta palestra foram os estudiosos Ana Maria Moraes e Lauro Bacca, do Instituto Histórico de Blumenau. Para a abertura da noite, o pesquisador e professor Frederico Fonseca da Silva trouxe como tema “A (real) importância da Pesquisa Continuada para o Desenvolvimento Brasileiro”.

Terça-feira é um dia mais voltado a atividades científicas, pois isso todas as apresentações de comunicações orais aconteceram neste dia. Já as apresentações de pôsteres científicos ficaram localizadas na quarta-feira (18), dentro do ginásio do IFC Araquari, com apresentações entre 15h30 e 17h. Dos trabalhos científicos premiados, alguns deles são selecionados e indicados para a MICTI – Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. O resultado da categoria extensão já saiu, acesse NESTE LINK. Em breve os demais resultados também serão divulgados.

A maioria das atividades (palestras, oficinas, minicursos) foram realizadas na quarta e quinta-feira. Do laboratório de química, ao viveiro de mudas e passando pelas salas de aula, as mais diversas atividades científicas e culturais estiveram acontecendo nestes dias. Desde ações para 20 pessoas, até grandes palestras com público máximo de 200 participantes, no auditório.

Já na quinta-feira (19) à tarde iniciaram os preparativos para o Painel de Integração 2019, uma atividade que reúne todos os estudantes do Ensino Médio com apresentações de pesquisas e trabalhos científicos em estandes, dentro do ginásio do campus. Devido ao número de trabalhos e para um maior prestígio do evento, as apresentações foram separadas entre a sexta-feira (20) e o sábado (21), quando centenas de pessoas visitaram o local.

Semanas Acadêmicas são um destaque a parte na SEPE

Com o objetivo de integrar todos os níveis de ensino, a SEPE reúne atividades voltadas para seus diferentes cursos e áreas do conhecimento. Para o apoio e fazendo parte da organização da maioria das atividades que ocorrem durante o evento, estão os Centros Acadêmicos dos Cursos Superiores. Por isso, durante esta semana, acontecem também, por exemplo, a Seinfo (Semana de Informática), a Semavet (Semana da Veterinária), a Semagro (Semana da Agronomia), a Selic (Semana das Licenciaturas).

Além disso, ainda são oferecidas atividades para os cursos de Tecnologia em Redes e para o técnico subsequente em Agrimensura, que não possuem centros acadêmicos formalizados.

Avaliação do evento

Dezenas de servidores, terceirizados e estudantes participaram da organização do evento. Com seis dias de duração e a grande variedade de ações realizadas durante a semana, é fundamental para as próximas edições também saber a opinião dos participantes sobre o que aconteceu. Para tal, foram criados dois formulários, que podem receber feedbacks (anônimos ou não):

Junto aos certificados do evento, que serão disponibilizados na plataforma oficial de gerenciamento da SEPE: even3.com.br/sepe2019 também estará aberto um questionário de avaliação do evento, pré-requisito para download dos certificados por participante.

Imprimir Imprimir