- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Seminário Catarinense do Agronegócio discutiu o panorama regional e nacional da área

No último dia 09 de agosto de 2019 aconteceu a segunda edição do Seminário Catarinense do Agronegócio. O evento aconteceu no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari e reuniu mais de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes, para discutir o cenário atual do agronegócio em Santa Catarina e no Brasil. As atividades do dia também foram marcadas como aula inaugural da quarta turma do Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal.

Iniciando os trabalhos da manhã, esteve presente o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvea. Foram aproximadamente 60 minutos de uma fala que trouxe dados e uma visão de perspectiva futura para a agropecuária de Santa Catarina. Aberto para perguntas, o secretário ainda interagiu com a plateia presente.

O segundo momento da manhã contou com a participação do administrador Jairo Tschurtschenthaler Costa, que falou sobre startups de inovação nas áreas de agrárias, trouxe exemplos práticos e falou sobre suas experiências no Instituto Federal de Rondônia e a participação da sua equipe na Campus Party Brasil.

Para fechar a manhã, Jorge Seif Junior, Secretário Nacional da Pesca e diretamente ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  – MAPA, tratou principalmente de assuntos relacionados à aquicultura, fazendo um panorama geral e do Brasil no setor. O Secretário aproveitou a manhã para também visitar o Laboratório de Aquicultura do IFC Araquari, acompanhado do seu coordenaro, Adolfo Jatobá.

Thomaz Lucia iniciou as palestras da tarde, tratando de delinemaneto experimental e gestão de pesquisa. Ele foi seguido por uma mesa redonda de experiência exitosas e demandas para pesquisas aplicadas, composta basicamente por representantes do agronegócio e estudantes de outras turmas do mestrado. Para fechar o evento os coordenadores, professor Ricardo Evandro Mendes e Ivan Bianchi utilizaram a palavra para falar sobre o curso e seus desdobramentos.

O evento contou com mais de 200 participantes e trouxe para o foco institucional as questões voltadas para a área do agronegócio, fortalecendo parcerias com empresas, o setor público representado por seus secretários e também oportunizando experiências diferenciadas do meio acadêmico para os estudantes dos diferentes níveis de ensino. As atividades somaram um total de 8 horas, estas comprovadas através de certificação já disponível no site oficial do evento:  eventos.ifc.edu.br/seminarioagrosc [1]