Considerando que o saberes docentes não provém de uma fonte única, mas de várias fontes e em diferentes momentos da história de vida e do processo formativo do professor, o Instituto Federal Catarinense, Câmpus Araquari, por meio do NUPE, organizou entre os dias 04, 05 e 06 de fevereiro a “Semana de Formação e Planejamento Docente 2014” que constituiu um espaço para discussões e reflexões sobre as dimensões práticapedagógica.No dia 04 de fevereiro contamos com a presença da professora Rosana Mara Koerner, que possibilitou a reflexão sobre “A apropriação dos gêneros do discurso como estratégia para o trabalho com a linguagem em sala de aula”, em uma perspectiva para o desenvolvimento dashabilidades referentes à linguagem em todas às áreas curriculares e não somente para a área da Língua Portuguesa.
Já no dia 05 de fevereiro tivemos a oportunidade de refletir sobre as implicações para a ação docente da relação entre “Educação e Trabalho: infantilismo e vitimização na atualidade”, proferida pelo professor Gilson Aguiar.A professora Vânia Matias, no dia 06 de fevereiro compartilhou conosco os seus saberes sobre “A relação entre as políticas educacionais e ação docente na atualidade”.
Podemos afirma que as palestra proferidas durante essa semana constituíram momentos de reflexão em torno de temas que trazem inúmeras indagações e desafios à prática docente, especialmente para a escola pública que tem o compromisso social e político em ofertar um processo formativo significativo para à sociedade.