[1]Representante discente titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense (Consepe), o estudante Bruno Peixoto Bittencourt, reuniu-se com o Diretor de Desenvolvimento Educacional do IFC Araquari, Cleder Alexandre Somensi, para apresentar algumas propostas e sugestões para o campus. A reunião aconteceu no início do mês de junho e contou também com a presença de dois integrantes do Centro Acadêmico da Licenciatura em Ciências Agrícolas, Diego e Pedro.
Bruno foi nomeado conselheiro do Consepe através da portaria 2.048/2017, de 27 de julho de 2017, e vem desenvolvendo seu trabalho institucionalmente em busca de melhorias para o ensino, pesquisa e extensão. Em específico, esta reunião do mês de junho buscou fortalecer a parceria entre discentes e gestão, tratando de seis pontos, conforme segue.
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1 – Criação de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA) em Permacultura e Agroecologia:
Esta proposta visa oferecer um espaço agroecológico para os estudantes terem a oportunidade de vivenciar experiências práticas, tendo autonomia para organizar oficinas e minicursos, promovendo integração entre cursos, pesquisa, extensão, reuniões. Esta seria mais uma ferramenta pedagógica para os professores.
Vale ressaltar, ainda, que a ideia para esta unidade de ensino e aprendizagem é que ela seja construída pela comunidade escolar, liderada por estudantes, através de mutirões.
Com a construção desta UEA a comunidade acadêmica ganharia um espaço diferenciado, ecológico e que fomenta o bem-estar, melhora o aprendizado e possibilita estudar as interações entre os seres vivos e seu meio ambiente natural.
2 – Criação de normativa que incentive a prática de exercícios físicos:
A ideia é criar uma normativa para que os servidores tenham direito a utilizar uma hora por semana para praticar algum tipo de exercício físico dentro do próprio campus, como, por exemplo, caminhar, correr, fazer alongamentos, entre outros. Um ponto destacado para esta proposta é que ela não depende de recursos financeiros.
O intuito dessa medida seria valorizar o servidor, trazer benefícios significativos à saúde, motivação, renovação da autoestima e, também, aprimorar o relacionamento com a comunidade acadêmica.
3 – Implantação de academia ao ar livre:
Com a instalação de uma academia a comunidade interna poderia se exercitar e reforçar o incentivo à prática de exercícios, proposta no item anterior.
Os aparelhos poderiam ser comprados ou feitos de maneira rústica como, por exemplo, na confecção de barras e aparelhos para abdominais.
4 – Orçamento participativo:
Constitui-se como um instrumento democrático de tomada de decisões coletivas, bem como fortalecimento da gestão através de ideias e projetos. Esta proposta traria maior transparência e melhor desenvolvimento para o campus.
5 – Disponibilização de impressora funcional para uso dos estudantes:
Considera-se de fundamental importância que seja disponibilizado um espaço onde os estudantes possam tirar cópias e imprimir seus trabalhos. Até o momento não existe esse benefício dentro do campus e não há nenhuma empresa próxima que ofereça este serviço.
6 – Criação de um coral:
A criação de um coral consistiria na formação de um grupo eclético que possibilitaria o fortalecimento institucional, uma vez que poderia fazer apresentações em eventos internos e externos.
As contribuições do estudante Bruno foram recebidas pela direção e, algumas delas, logo encaminhadas para maiores discussões também na reunião do Concampus (Conselho do Campus Araquari), que aconteceu no dia 12 de junho de 2018, às 14h, no auditório institucional.
Visando o bem da comunidade, todas as medidas propostas pelo conselheiro discente estão sendo levadas em consideração para novos planejamentos e direcionamento de forças. A gestão tem trabalhado junto com os estudantes para dar prosseguimento às ações e fortalecer esta relação de parcerias, que tem demonstrado bons resultados.
Texto: Adaptado por CECOM/Araquari
Imagens: CECOM/Araquari