A Resolução Nº 16/2019 – CONSUPER estabelece que os Cursos de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC que se encontram em funcionamento deverão se adaptar a esta Resolução, atualizando os PPCs – Projetos Pedagógicos de Cursos, para entrarem em vigência em 2020. A construção desta diretriz resultou de um processo colaborativo, que teve início em 2012 e envolveu a participação de diversos atores (estudantes, professores, técnicos administrativos, comunidade) em momentos de diálogos, Grupos de Trabalho, estudos, reuniões, questionários, audiências públicas e seminários, na busca de compreender e expressar os anseios da comunidade IFC.
A resolução traz uma série de princípios e diretrizes que visam garantir a formação integral, omnilateral e politécnica, que resultará em mudanças significativas na organização didática, trabalho docente, espaço tempo da escola, aulas práticas, integração de conteúdos, garantia para o desenvolvimento de atividades diversificadas por parte dos discentes, avaliação processual, etc.
No IFC Araquari, serão atualizados os PPCs dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Agropecuária, Informática (que será alterado para “Informática para Internet”) e Química. Neste processo complexo e dialógico de construção, o Curso Técnico em Química e Informática para Internet já possuem a matriz curricular unificada com no mínimo 75% de unicidade. Por sua vez, o Curso Técnico em Agropecuária está na fase de unificação das matrizes e está sendo debatida com os demais campi.
Dentro do processo de construção dessa nova matriz, os docentes do curso de Agropecuária se reuniram com os estudantes representantes de turma nesta última terça-feira, dia 25 de junho, na sala D-304. O objetivo dessa reunião foi elucidar algumas mudanças que estariam ocorrendo, mostrar uma proposta inicial e discutir o assuntos com os discentes, coletando informações e mais sugestões destes.
Após o encontro com os discentes, a estudante Maria Eduarda Lino saiu satisfeita com a proposta, “Eu gostei bastante pois haverá um aprofundamento do conteúdo do ensino técnico e, também, isso evitará a repetição de conteúdos já estudados, integrando-os em um só”, reforçou a aluna do terceiro ano do curso de agropecuária. Preocupado com o desempenho dos colegas, o estudante Geverson Schmedler também comentou que com essa nova proposta “os alunos terão mais contato com o ensino técnico e, também, acredito que essa mudança será melhor para todos, uma vez que poderá melhorar muito o rendimento dos estudantes”, finalizou o aluno na turma 3AGRO1.
Nesta quarta-feira (26/06) há ainda espaços reservados para os docentes de todas áreas do saber discutirem, revisarem e/ou elaborarem as propostas de ementários dos componentes curriculares dos novos PPCs e dialogarem com os representantes da área do NDB (Núcleo Docente Básico) ou com a Coordenação de Curso.