O Curso Técnico em Agrimensura, por meio dos seus professores e alunos, está implantando a “Rede de Referência do IFC – Araquari”, uma rede geodésica e cadastral, criada para dar suporte as atividades de ensino, levantamentos topográficos, geodésicos, aerolevantamentos, pesquisa, entre outros.
A rede é composta de um conjunto de marcos de concreto, no formato de um prisma quadrangular de aproximadamente 12 cm de lado por 8 cm de altura, encimado por uma chapa de inox contendo a inscrição “INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, AGRIMENSURA, M-XX, MARCO GEODÉSICO”. Os marcos foram sinalizados por meio de pintura em cor laranja nas faces. Foram implantados de dois em dois, de forma que houvesse intervisibilidade entre eles, necessária para orientação nos levantamentos por topografia clássica.
A densificação desta rede é realizada pela implantação de pontos materializados por corpos de prova de concreto, no formato de um cilindro de 10 cm de raio. Estes corpos de prova foram implantados ao nível do solo para não interferir na roçada e na eventual passagem de pedestres.
Inicialmente a rede está sendo implantada no lado sudeste do Campus (“Lado A”) e numa segunda etapa será ampliado para o lado noroeste do Campus (“Lado B”).
Os levantamentos de campo para determinação das coordenadas tridimensionais estão sendo realizados pelos alunos do Curso de Agrimensura com supervisão dos professores. Estão sendo utilizados receptores GNSS de dupla-frequência para o posicionamento geodésico, estações totais para pontos inacessíveis ao GNSS e níveis óticos e digitais para determinação de cota.
O site do Curso está sendo preparado para permitir que qualquer usuário possa fazer o download da monografia dos marcos e pontos. As monografias contém dados técnicos, como: coordenadas geodésicas tridimensionais, coordenadas na Projeção UTM, LTM e no Sistema Geodésico Local, altitude normal e cota.
É importante também mencionar que, por meio de uma parceria com o IBGE, o Campus Araquari abriga desde 2013 uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo – RBMC. Esta é uma das mais de 100 estações distribuídas no país e mantidas pelo IBGE, e atende principalmente aos agrimensores em toda a região nordeste do estado. A estação opera com um receptor GNSS multiconstelação de última geração, cuja antena está localizada no topo do prédio do refeitório, e que realiza medições 24 horas por dia o ano todo. Além da disponibilização dos dados para pós-processamento pelo IBGE, esta estação também faz parte do serviço RBMC-IP, que é um serviço para posicionamento em tempo real para usuário que fazem uso da técnica RTK em seus levantamentos.