Realizada degustação do 1º Café Especial produzido no IFC Araquari

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O dia 21 de dezembro de 2022 marcou a degustação e entrega das primeiras amostras do café especial produzido no campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC). A atividade aconteceu logo após o horário de almoço, na sala de reuniões do gabinete da Direção-Geral.

Fruto do projeto “Cafeicultura Catarinense: resgate histórico e inovação”, coordenado pelo professor Fernando Prates Bisso, as primeiras amostras de café especial foram entregues durante um encontro fechado para convidados da gestão do campus Araquari e servidores envolvidos diretamente nos trabalhos de pesquisa.

O café produzido na instituição recebeu uma pontuação maior que 80, de acordo com os critérios da SCAA  (Specialty Coffee Association of America), por isso foi considerado um café especial. Como explica o  cofundador da Terra Natal Torrefação de Cafés e parceiro do projeto, Acauã Auler Rolim, “Pode ser considerado café especial um lote de café puro com qualidade sensorial acima de 80 pontos, fruto de relações autênticas — no cultivo, seleção, torra, extração e consumo — com equilíbrio entre utilidade e beleza”.

Cultivado na Escola Fazenda do IFC Campus Araquari, a produção do café 100% arábica foi realizada em sistema orgânico agroflorestal, em solo denominado neossolo quartzarênico, a uma altitude de 9m, latitude 26º 23’ 48’’ Sul.

Para este primeiro lote do produto, as amostras de 50g foram embaladas com a marca do “Café Catarinense”, cultura realizada no IFC e que deverá ganhar maior escala de produção para os próximos anos. A expectativa é que as próximas safras sejam embaladas no formato de 250g.

Além do produto final, degustado nesta tarde, o projeto desenvolve pesquisas em manejo de plantas e pós-olheita com o café produzido e conta com a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas Campus Machado, Epagri, Asbanco — Associação dos Bananicultores de Corupá, e a Cooperativa Escola do IFC Araquari.

Texto e imagens: Raquel Rybandt – CECOM/Araquari