No último domingo (24), quase mil candidatos estiveram presentes no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari para realizar a prova do Exame de Classificação. O processo seletivo teve como objetivo preencher as 245 vagas ofertadas pela instituição para três diferentes cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo eles: agropecuária, informática e química. A matrícula dos estudantes classificados acontecerá no primeiro semestre de 2020.
Ao total, foram homologadas 1038 inscrições para participar do Exame, sendo elas:
- 342 para o curso de agropecuária (índice candidato x vaga: 3,28)
- 535 para o curso de informática (índice candidato x vaga: 5,10)
- 161 para o curso de química (índice candidato x vaga: 4,60)
As provas aconteceram em dois diferentes blocos de ensino da instituição, para que fosse possível acomodar confortavelmente a grande quantidade de candidatos. A entrada dos estudantes ocorreu até às 13h50, conforme previsto no item 7.2 do edital, e o início das provas aconteceu às 14h.
Houve poucos casos de candidatos impedidos de acessar o local de prova e aproximadamente 16% de abstenções. Ao total, 874 candidatos realizaram o Exame, este que consistia em 30 questões de múltipla escolha sobre os diversos conhecimentos do ensino fundamental.
As provas encerraram às 18h, com um panorama positivo. Considerando o histórico do Exame de Classificação, nesta edição o IFC Araquari alcançou o maior número de inscritos desde que há registros. Este resultado positivo, na análise da Diretora de Desenvolvimento Educacional, Cristiane Tagliari, deve-se “ao trabalho de toda a equipe envolvida. Consideramos fundamental desde a participação dos servidores na divulgação dos cursos para a comunidade, até a colaboração deles para a organização deste processo seletivo”, explicou. A professora Cristiane foi a coordenadora geral no campus, acompanhada dos coordenadores de blocos, os servidores Edvanderson Ramalho e Otavio Patrício Netto, e também do coordenador de infraestrutura, Moacir Soares Pereira.
Mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na organização do campus e controle das salas de aula. Foram tomadas medidas de segurança e sinalização para orientação dos candidatos e também para que os pais se sentissem à vontade durante a espera de seus filhos. Como Cristiane reforçou, “é dever da instituição acolher a todos, fazemos isso em nosso processo seletivo e é nossa forma de entender o IFC. Trabalhamos para que nossa comunidade saiba o quanto é especial e fundamental para nós, desde este aluno que está entrando no ensino médio, seus pais, até o estudante da pós-graduação”.
A média de idade dos candidatos era de 14 anos. Por isso, em sua maioria estavam acompanhados de seus pais e/ou responsáveis antes de entrar na sala e depois de realizar o Exame. Enquanto os estudantes estavam fazendo a prova, os arredores do campus, onde era permitida a circulação dos responsáveis, tinha ares de ansiedade e confiança. A expectativa da espera e a torcida pelo sucesso dos estudantes era evidente.
Ainda pela manhã da segunda-feira, dia 25, foi publicado o gabarito preliminar do Exame de Classificação 2020 (acesse aqui [10]). Os estudantes poderão recorrer até dia 26 de novembro, caso discordem da resposta de alguma questão.
Está previsto para 11 de dezembro a publicação preliminar da lista de classificados, sendo que a publicação do resultado oficial será feita até o dia 08 de janeiro de 2020.
Todas as informações relativas ao Exame de Classificação 2020 podem ser acessadas no link: http://ingresso.ifc.edu.br/category/tecnico-integrado/ [11]
Texto e imagens: CECOM/Araquari