A exemplo do que ocorreu no final de 2018, em 2019 os acadêmicos do 2º período do curso de Medicina Veterinária encerraram o ano com resultados muito positivos e gratificantes para a comunidade do município de Araquari e região com as ações do Projeto Veterinário do Bem. Em sua 5ª e 6ª edição, consolidadas em 2018 e 2019, respectivamente, o projeto de ensino multidisciplinar e de caráter extensionista conduziu, no total, 18 ações envolvendo diferentes instituições e público-alvo, escolhidas cuidadosamente pelos acadêmicos e seus professores orientadores.
Divididos em equipes e sob o acompanhamento de professores que atuam como orientadores ou colaboradores, incluindo a participação de técnicos administrativos na equipe colaborativa, os acadêmicos surpreenderam não somente os coordenadores do projeto, tamanho foi o entusiasmo e nível de dedicação aos seus projetos, bem como toda a comunidade acadêmica interna e externa que se beneficiou, obviamente, destes momentos. Foi importante também o comprometimento demonstrado pelos orientadores e colaboradores, o que possibilitou a construção de projetos bastante diversificados e que se consolidaram durante as demonstrações das ações.
No total, centenas de pessoas, das mais diferentes faixas etárias, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel do médico veterinário e sobre o comportamento e bem-estar dos animais, trazendo significativa visibilidade ao IFC Araquari como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão denotando o compromisso de seus servidores com o atendimento e atuação no desenvolvimento das comunidades em seu entorno.
Para exemplificar um pouco mais a amplitude desse projeto na vida dos acadêmicos e das pessoas alcançadas pelas atividades por eles idealizadas, palavras como inovação, improvisação, criatividade, ressignificação, valorização, organização, coragem, superação, acolhimento e, principalmente, entusiasmo e dinamismo, se sobressaíram nestas ações, o que se traduz nos comentários deixados, ao longo dessa matéria, pelas equipes de acadêmicos que participaram do projeto em 2018 e 2019.
Assim como nas Edições anteriores, desde 2014, constatamos que o Veterinário do Bem oportuniza uma integração muito íntima do universo acadêmico com a sociedade, promovendo o encontro dos acadêmicos com a realidade que os espera, de uma maneira respeitosa e harmônica. Também é fruto do Veterinário do Bem muitos talentos que são ali revelados, uma vez que muitos acadêmicos se surpreendem tanto com os resultados benéficos que são mutualmente desfrutados por todos os envolvidos, que acabam motivando a dar continuidade nestas ações em formato de projetos de extensão ou mesmo de pesquisa. Para nós, um imenso presente! Portanto, Gratidão é realmente a palavra que traduz o nosso sentimento pelas turmas de 2018 e 2019 e por seus respectivos orientadores e colaboradores pelas ações planejadas dentro do Projeto Veterinário do Bem.
Até 2020 com a 7ª edição,
Profª Erica e Prof. Roberto
Coordenadores do Projeto Veterinário do Bem.
Confiram, abaixo como foram a 5ª e 6ª edição do Projeto Veterinário do Bem nos anos de 2018 e 2019:
2018 e 2019
Veterinário Mirim
O “Veterinário Mirim”, sob a orientação do Profº. Lucas Lubasinski Daniel e colaboração das professoras Eunice Akemi Katamura, Pricilla Pozzatti e da técnica Lidiane Sievert, inovou ao compartilhar a experiência da Medicina Veterinária com crianças da Escola Municipal Amaro Coelho de Araquari. A equipe se concentrou no público infantil, como agente transformador e perpetuador de conhecimentos, buscando informá-los e sensibilizá-los para questões voltadas à saúde física e mental, ambiente, nutrição e comportamento de animais, a fim de que os conhecimentos fossem transmitidos aos seus familiares, professores e amigos. Cerca de 45 crianças participaram da ação e, além de receberem noções básicas sobre os temas supracitados com informações e materiais lúdicos, puderam experimentar alguns itens usados pelo profissional de Medicina Veterinária, como jalecos, luvas, estetoscópio, entre outros, além de terem a oportunidade de confeccionar desenhos e receberem pinturas faciais.
“O Projeto Veterinário Mirim teve seus objetivos iniciais alcançados, sensibilizando o público-alvo a respeito do bem-estar de companhia e guarda responsável, demonstrando o verdadeiro papel do Veterinário na sociedade como um todo. A interação e colaboração de crianças de 6 a 7 anos de idade, trouxe um contato com o público infantil que muitos integrantes do grupo não possuíam, possibilitando uma plena integração, além de proporcionar uma visão sobre exigências de projetos e um maior preparo para o restante da vida acadêmica. Ao final da ação, percebeu-se gratidão por parte das crianças, mas esse sentimento ultrapassou o público e atingiu os integrantes. Dessa forma, o projeto teve uma influência social, já que agiu como agente transformador da realidade delas, pois, mesmo que por uma tarde, as mesmas tiveram um momento Médico Veterinário”.
Equipe VETERINÁRIO MIRIM- Bruna Amaro Vasques Coelho; Jade Yasmin Frank Lamego; Luiz Felipe Pereira Ramos; Sabrina Dolzan; Vitória De Freitas Santiago
PETISCOS: uma ação de educação alimentar e nutricional de cães e gatos com crianças do ensino fundamental
O projeto “PETiscos”, sob a orientação do Prof. André Fachini e colaboração da Profª Eunice Akemi Katamura, da técnica Lidiane Sievert e da médica veterinária, egressa do IFC Araquari, Bárbara Luiza Gaedtke, foi realizado Escola de Educação Básica Almirante Boiteaux de Araquari, abrangendo crianças de 11 anos, aproximadamente, do sexto ano do Ensino Fundamental. Partindo do pressuposto que as crianças são futuros potenciais transmissores de informações e de que conhecer sobre de forma mais aprofundada sobre nutrição de cães e gatos, visando o fornecimento de uma alimentação balanceada e mais natural, a equipe planejou uma ação bastante diversificada e lúdica, envolvendo a disseminação destes conhecimentos, a sondagem da apropriação dos mesmos, por meio de um jogo entre as equipes e a preparação de receitas de petiscos com ingredientes naturais pelas próprias crianças.
“A ação realizada por nós do PETiscos agregou informações acerca do tema apresentado, ou seja, nutrição clínica de cães e gatos, pois cada informação passada aos alunos que participaram do projeto foi adquirida a partir de muito estudo, buscando evitar a passagem de informações errôneas. Além disso, houve a percepção de que o médico veterinário atua não só em clínicas e hospitais, mas também fora desses ambientes, levando informação acerca de sua profissão para a comunidade.”
Equipe PETiscos – Ana Júlia Guollo, Bárbara Maestro Lamonega, Fernanda Vieira Faria Bastos e Stephanie Simonetto Piani
CÃOMINHA:
Com o objetivo de explorar os conceitos da economia criativa em prol dos animais, o “Cãominha”, de orientação da Profª Eunice Akemi Kitamura em colaboração com a técnica Lidiane Sievert idealizou uma ação em busca de geração de renda extra para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social Justina Cabral de Araquari. Reutilizando materiais como pneus e moletons usados, a equipe ensinou o público a construir uma cama artesanal e personalizada para cães ou gatos, trabalhando os conceitos de reciclagem de materiais, saúde pública, sustentabilidade, educação ambiental e bem-estar único. Com isso, as mulheres além de conhecerem um pouco mais sobre estes conceitos e interagirem com a equipe, conseguiram aprender um novo ofício com possibilidade de geração de renda extra, fazendo um grande bem ao meio ambiente com a redução de pneus que são descartados. Além de poderem levar as “caminhas para casa”, receberam um folder explicativo, contendo o passo-a-passo da “cãominha”.
“Foi de extrema importância essa conexão e contato com a população já no início da faculdade, conhecer a realidade em torno do IFC e seus conhecimentos à respeito dos animais. Isso nos faz entender e proceder melhor como futuros veterinários, assim como atendê-los e abordá-los de forma correta futuramente. Repassar os cuidados básicos dos animais também foi muito importante para mudarmos as atitudes que encontramos na sociedade hoje em dia, por falta de informação. Foi uma experiência incrível e muito gratificante. O feedback positivo dos participantes nos faz querer continuar com esse trabalho tão bonito.”
Equipe CÃOMINHA: Francielle Ostrufka Januário, Gabriela Caillouel, Grazielle Vick da Silva, Ketlyn Helen Mairinque, Nadine Krüger
CÃOSCIENTIZANDO:
“Cãoscientizando” foi o título criativo encontrado pela equipe para esta ação aplicada a crianças entre oito e nove anos da Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara de Joinville, SC, envolvendo temas relacionados à guarda responsável, consequências do abandono, educação ambiental e senciência dos animais, priorizando a interação benéfica que se observa entre homens e animais. Sob orientação da Profª Pricilla Pozzatti, a equipe reuniu informações em slides, vídeos e, por meio de atividades lúdicas como jogos iterativos e confecção de desenhos, reforçou os conceitos supracitados, priorizando a interação positiva que se observa entre as crianças e os animais possibilitando, ao final da ação, o contato das mesmas com alguns, como cão, tartaruga e até uma galinha. As crianças levaram para casa um folder informativo para repassarem aos seus familiares e amigos as experiências vivenciadas.
“Nós do projeto Cãoscientizando somos muito gratos pela oportunidade que o projeto veterinário do bem nos proporcionou, crendo que, com certeza, isso é um diferencial apresentado pelo IFC Araquari. Foi um trabalho de muito esforço, mas, também, foi bastante gratificante, sendo uma oportunidade única de gerar um retorno positivo a sociedade e abrindo as portas de atuação de um médico veterinário.”
Equipe CÃOSCIENTIZANDO: André Luís Pereira Santos; Bruno Thomaselli Damas; Gabriela Bellucci Freitas; Maria Clara Paula Mautone; Maria Eduarda Pacheco Schmitt
PROJETO AMAR:
Com o enfoque na conscientização de crianças entre três e quatro anos de idade no Centro Educacional Infantil Doce Infância de Joinville, o “Projeto Amar” se dedicou às espécies marinhas, instigando a curiosidade, empatia e respeito pelos animais aquáticos, trabalhando conceitos como saúde, bem-estar animal, bem-estar único, conservação das espécies e preservação ambiental. Sob a orientação do Prof. Adolfo Jatobá, com a colaboração de Andrezza Herbert Teixeira de Azevedo, o projeto integrou diferentes etapas com abordagens lúdicas e apropriadas à faixa etária, enfatizando as consequências esperadas da ação do homem na transformação do meio ambiente. A equipe compreendeu a importância da formação do pensamento crítico, empatia e da consciência ambiental nas gerações futuras, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças e valorizando o seu papel na sociedade, presenteando-as com certificado de “protetor dos animais aquáticos”.
“O Veterinário do Bem foi um projeto muito gratificante de ser realizado, pois conseguimos abordar o conceito de humanização, não no sentido de humanizar os animais, mas sim de tornarmos os humanos mais empáticos com relação a todos os animais. Nos fez refletir também que, perante a natureza, não somos melhores, somos somente uma parte dela. Por fim, estamos muito gratas por ter feito parte de um projeto tão incrível como esse, que nos fez visualizar o quão importante é disseminar os nossos conhecimentos para aqueles que não estão inseridos em nosso meio. Obrigada pela incrível experiência.”
Equipe PROJETO AMAR: Dayane Viviani Gazaniga, Hevelin Pontaldi Marques, Pâmela Cristina Stolf, Patrícia dos Reis Pessoa Martins, Renata Krainz
BE.DOG:
“Be.Dog” (Ser cão) foi o projeto escolhido para informar o público sobre o que é Cinofilia, ou seja, o estudo sobre a criação de cães com o objetivo do aperfeiçoamento de raças puras, empregando a tecnologia e inovação. A equipe criou um canal no Youtube, como o mesmo nome do projeto, para levar informações sobre esse tema, bem como, desmistificar a ideia errônea de que a criação de cães é feita de modo irresponsável e incorreta, assim como de trazer conhecimento aos criadores de cães sobre a importância do bem-estar animal e os benefícios que estes conceitos podem gerar nestes animais. A divulgação do canal ocorreu previamente ao seu lançamento, por meio da distribuição de panfletos na comunidade do IFC e, a cada vídeo lançado, contando com a presença e orientação da Profª Simone Machado Pereira e envolvendo diferentes assuntos sobre cinofilia, obediência e felicidade do cão, enriquecimento ambiental, entre outros. A equipe avaliou o número de visualizações, bem como os comentários deixados, constatando que as mídias sociais representa uma poderosa via de divulgação nos dias atuais.
“Para o nosso grupo, foi uma experiência que nos desafiou e nos incentivou a buscar conhecimento em outras áreas que de certa forma, não eram nossa área de conforto. Aprendemos que trabalhar em grupo pode ser uma experiência saudável e tornar os laços mais fortes, além de ser muito mais descontraído e divertido que fazer as coisas individualmente! O vet do bem é um projeto lindo que nos traz um aprendizado especial e estamos muito contentes com a participação. Com toda certeza permaneceremos trabalhando juntas.”
Equipe BE.DOG: Helloa Siqueira, Karina Jagnow, Kalyane da Veiga, Natália Vilma
MIAUMIGOS:
A equipe “Miaumigos” levou informações sobre comportamento, bem-estar animal e enriquecimento ambiental e uma extensa variedade de atividades lúdicas como teatro, confecção de desenhos (antes e após a ação) e socialização de confecção de materiais para 33 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Harold Dornbusch de Jaraguá do Sul, SC. De própria autoria, a equipe encenou uma fábula educativa intitulada “Educão e a gata Educa”, que narra a história de um cão e uma gata que buscavam uma casa e uma família para lhes adotar, escolhendo-as conforme apresentassem condições para atender as suas necessidades físicas, naturais e mentais. Orientada pela Profª Marlise Pompeo Claus, em colaboração com a técnica Suseli Naiara Machado e a acadêmica de MedVet, Keterine Santana, a equipe instigou as crianças a relatarem suas experiências com os animais, desmitificando ideias errôneas, como também, reforçaram informações importantes valorizando a interação benéfica entre os homens e os animais. Para completar, a equipe contou com integrantes do Projeto MIA (Movimento pela Interação com os animais), que propiciaram um momento íntimo de integração das crianças com seus pets, Adam, ella e Cristal.
“Desde a definição do tema que seria abordado em nossa ação, até as muitas discussões para a definição do nome do nosso projeto, MIAUMIGOS, trabalhamos unidas, sendo que nos reuníamos para a definição de cada tópico. Criamos uma fábula do zero, e talvez esta tenha sido uma das etapas mais difíceis, ainda assim, pudemos observar, que o teatro foi tão prazeroso às crianças quanto a oficina e a interação com os cães.
Por meio desta e outras atividades, pudemos entender os conceitos que bem-estar que as crianças tinham, bem como analisar algumas mudanças de concepção após a ação. Através de projetos assim, é possível observar a importância do trabalho conjunto entre médicos veterinários e sociedade.”
Equipe Miaumigos: Carolini Schultz, Geany Caroline Ribeiro, Isabele Cristina Pohlod e Maria Eduarda Fischer
EMPAPET
Sob orientação da Profª. Carlize Lopes e colaboração das professoras Stelamaris Dezen e Judith de Souza Almeida, as acadêmicas encontraram na junção das palavras “empatia” e “pet”, que originou o título deste projeto, “Empapet”, a sua ideia principal, que consistiu em transmitir a crianças de quatro a cinco anos de idade a mensagem de que os animais, como seres sencientes, requerem empatia e respeito. Durante a ação, ocorrida no Centro de Educação Infantil Vovó Maria de Lourdes Max, localizada no bairro Porto Grande, Araquari, a equipe interagiu com as crianças por meio de exposição oral sobre a importância do Médico Veterinário, curtas-metragens, histórias, diálogos durante a confecção de desenhos e ao final, organizou um momento para a interação delas com duas cadelas (Bella e Cristal) participantes do MIA (Movimento pela Interação Animal).
“Foi um projeto difícil, principalmente na questão de trabalhar com crianças, porque a maioria de nós não tem nenhuma convivência com pessoas dessa faixa etária, por isso tivemos que adequar as atividades e a linguagem para que entendessem. No entanto, o projeto foi extremamente gratificante e ficamos maravilhadas em como as crianças prestaram atenção, perguntaram e, principalmente, compreenderam a ideia que queríamos passar. Essa experiência, de fato, nos tornou futuras profissionais mais preparadas para lidar e, principalmente, compreender as pessoas.”
Equipe EMPAPET – Bárbara Maria S. Chalcoski, Fernanda Thaynnan Rodrigues Santos, Maria Nathália Miiller, Sthefany Krycki, Thaís Cidral de Carvalho
Acadêmicos do 2º período de Medicina Veterinária, participantes do Projeto Veterinário do Bem, 5ª edição, ano de 2018.
OLHANDO COM AMOR:
“Olhando com amor” foi a primeira ação que escolheu um público diferenciado: crianças deficientes visuais (cegas e de baixa visão) atendidas pela Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI). A ação contou com a colaboração da equipe do Movimento pela Interação Animal (MIA) e seus cães coterapeutas para uma abordagem de Atividade Assistida por Animais (AAA), visando a criação de vínculos e socialização entre todos os envolvidos. Além desta atividade interativa, outras foram realizadas com as crianças, mostrando ser possível identificar os diferentes sentimentos de um animal, por meio dos sons emitidos e por meio do toque para reconhecimento da raça pelo porte e tipo de pelagem. O projeto foi orientador pelo Prof. André Fachini, contando com a valiosa colaboração das professoras Judith Mara de Souza Almeida, do setor de Atendimento Educacional Especializado e Carlize Lopes, além da técnica Lidiane Sievert.
“O Projeto Veterinário do Bem foi muito enriquecedor para nós, já que, aprendemos muito como seres humanos, a ter sensibilidade com as crianças, a não subjugar o conhecimento delas, principalmente sobre bem estar animal. Aliás, entendemos a importância da matéria de bem-estar animal e de Sociologia, porque compreendendo a dinâmica social de alguns grupos, podemos levar maior conhecimento para eles. E, com certeza iremos levar todos esses ensinamentos ao longo de nossa vida acadêmica e profissional. Agradecemos aos professores Erica e Roberto pela oportunidade, e temos profunda gratidão por essa experiência enriquecedora.”
Equipe OLHANDO COM AMOR: Ariane Leite dos Santos, Flávia Maméde Mancio, Gabrielli Renata Bill, Giovanna Ferreira de Castro e Juliana Fabiam
VESTPET:
Colaborar com as ações do CPCC (Centro de Práticas Clínicas e Cirúrgicas) do Campus Araquari foi o objetivo principal do projeto “VestPet”, orientado pela Profª Pricilla Pozatti. Assim, a equipe se dedicou a encontrar parcerias com alunos da Escola Têxtil Hermann August Lepper de Joinville que pudessem confeccionar “roupinhas” pós-cirúrgicas para serem usadas nos animais submetidos a procedimentos cirúrgicos no setor. A proposta beneficia não somente o CPCC quanto os proprietários, tornando o custo das cirurgias mais acessíveis, em especial os procedimentos de castração, incentivando assim a sua realização por garantir uma melhor recuperação pós-operatório para os animais. Por meio da reutilização de tecidos doados à equipe, foram confeccionados e doados ao CPCC cerca de 20 “roupinhas” pós-cirúrgicas, de diferentes tamanhos, possibilitando além dos benefícios supracitados, uma alternativa de renda extra, uma vez que cópias dos moldes das roupas, elaborados pela própria equipe, foram entregues aos alunos da escola têxtil.
“O grupo VESTPET, depois da elaboração, execução e apresentação do projeto, ficamos satisfeitos com os resultados apresentados, tanto no impacto social sobre castração e cuidados pós-cirúrgicos, quanto como a confecção de roupas hospitalares para os animais que passarão pelo CPCC, percebendo assim que o projeto trará consequências diretas e longínquas para a região que compreende onde este foi realizado. Além dos resultados, todas as etapas do trabalho em si proporcionaram aos integrantes da equipe uma experiência única, de superação de desafios, trabalho em equipe e gratidão por ter ajudado os animais e a comunidade.”
Equipe VESTPET: Eduardo Zemf, Jessé Tavares da Luz, Lucas Diniz, Saely Mafessoni, Samantha Gomes.
PROJETO ALMAVET:
Conscientizar a população, empregando novos métodos e meios de comunicação, como as mídias sociais, foi a forma com que a equipe do “Projeto Almavet” encontrou para melhorar o grau de conhecimento das pessoas sobre conceitos voltados ao bem-estar dos animais. O Shopping Müller de Joinville foi o local escolhido para iniciar o trabalho de esclarecimento das pessoas a respeito dos benefícios da interação com os animais e fornecer, por meio de panfletos, algumas dicas sobre como melhorar esse convívio visando o bem-estar dos mesmos. A equipe também aproveitou a ocasião para divulgar o canal “Be.Dog”, criado no Youtube no ano de 2018 dentro do Projeto Veterinário do Bem pela equipe que leva o próprio nome, sob orientação da Profª Simone Machado Pereira, que mantém a divulgação de diversas informações a respeito de Cinofilia e bem-estar dos animais até presente momento.
“Para a equipe Almavet, o Projeto Veterinário do Bem foi uma experiência que de início foi muito trabalhosa de se executar, porém muito satisfatório pelos resultados alcançados e pelos que ainda esperamos alcançar. Além disso, tanto o projeto quanto a disciplina de Bem-Estar Animal foram de grande importância para que tivéssemos um maior entendimento dos assuntos abordados, também contribuiu para abrir a mente de nossa equipe, saindo de nossa zona de conforto e aprendendo a interagir com diferentes pessoas. Por fim, desejamos expressar nossa gratidão por termos feito parte desse projeto tão importante.”
Equipe PROJETO ALMAVET: Felipe Veneziam, Fernando Rômer, José Savoia, Pedro Lechado, Wellington Martins.
PEQUENOS TUTORES:
Ampliar os conhecimentos e o grau de conscientização sobre a importância do cuidado com os animais foi o objetivo da equipe dos “Pequenos Tutores”, que escolheu o público infantil por entender, nitidamente, a visão de que as crianças são o futuro da sociedade e que poderão compreender facilmente a importância do tratamento digno e respeitoso que os animais merecem. A ação envolveu uma diversificada quantidade de atividades lúdicas e criativas, elaboradas pela equipe sob a orientação da Profª Stelamaris Dezen, a fim de atingir adequadamente o público de oito e 10 anos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Virgínia Soares de Joinville. Ao final da ação, as crianças receberam uma grata surpresa ao receberem a visita de três cães pertencentes a voluntários da equipe MIA (Movimento pela Interação Animal), que proporcionaram uma interação afetiva inesquecível para elas.
“Participar do projeto Veterinário do Bem foi uma experiência incrível e única, da qual surgiu o projeto Pequenos Tutores, que abriu espaço dentro das escolas para a conscientização das crianças a respeito de bem-estar animal. Tivemos uma experiência enriquecedora com as crianças, observamos que elas aprendem muito rápido, são muito observadoras e atentas a todos os detalhes da nossa fala, demonstrando grande interesse nos assuntos abordados. Vimos então a importância do projeto veterinário do bem, ao levar essa conscientização para fora de sala de aula e trocar conhecimentos, já que as crianças têm muito a nos ensinar.”
Equipe PEQUENOS TUTORES: Ana Carolina de Oliveira Dias, Gabriella Goldacker, Julia Tavares, Mirela Dobrotnick e Silvia Mayumi Suzuki.
CONSCIENTIZACÃO
Uma parceria com as ONGs Abrigo Animal e Projeto Vira-lata de Joinville deu origem ao projeto “ConscientizaCÃO”. A proposta foi motivada pelos resultados obtidos de uma abordagem investigativa com as instituições supracitadas, em que constatou-se a superlotação de animais nos locais tanto pelo recebimento de novos animais que são abandonados, como pela devolução de outros por insucesso após a adoção, chegando a um percentual de 10 a 15% de insucesso nas adoções. Sob orientação da Profª Marlise Pompeo Claus em colaboração com a técnica Suseli Naiara Machado, a equipe elaborou um material informativo, reunindo conceitos básicos sobre comportamento animal embasado nos cinco domínios do bem-estar animal e participou de uma feira de adoção, aonde se concentrou em conscientizar os futuros adotantes, entre outros visitantes para as necessidades básicas dos animais, contribuindo assim, por meio da acesso às informações corretas, à diminuição do número de animais devolvidos no período pós-adoção, como também, do abandono de animais nas ruas.
“Participar do Projeto Veterinário do Bem foi uma experiência inovadora que possibilitou novos conhecimentos para cada aluna, além de ter contribuído na conscientização de pessoas e de ajuda para as voluntárias. Apesar de termos feito o projeto como um requisito para a disciplina, acreditamos realmente no impacto positivo que o material confeccionado gerará nos adotantes e público em geral por meio da conscientização. Também foi possível aprender com o projeto de cada equipe e ficamos muito satisfeitas em ver o entusiasmo de todos e os impactos positivos que cada ação gerou no seu respectivo público-alvo.”
Equipe CONSCIENTIZACÃO: Bruna Brati Teodoro, Bruna Stefany de Sousa, Mariana Mendes Ribeiro da Silva, Maria Vitória Santos de Almeida e Pietra Viertel Molinari.
IDENTIPET
O conceito Bem-estar único foi o tema central que motivou a equipe do “IdentiPet” a elaborar o seu projeto. A equipe integrou dois fortes propósitos para o desenvolvimento da ação: diminuir o número de cães e gatos que se perdem de seus donos no município de Araquari e incentivar o trabalho artesanal de senhorinhas participantes do grupo Arco Íris, gerando fonte de renda e fomentando a economia local. Contando com a orientação da Profª Stelamaris, a equipe criou uma coleira personalizada, totalmente artesanal e única, confeccionada com retalhos de tecidos que seriam descartados, repassando o modelo para as integrantes do grupo Arco Íris, que puderam produzi-las em maior escala e vendê-las na Feirinha Farfata nas imediações do IFC-Campus Araquari, à comunidade acadêmica. A venda das coleirinhas além de auxiliar na identificação dos animais, garantindo segurança e bem-estar aos animais e seus tutores, contribuiu com a valorização do trabalho artesanal executado pelas senhorinhas, reconhecendo sua importância social no município. E os lucros, por sua vez, contribuíram com um fundo para o IPREMAR (Instituto de Previdência Social dos servidores públicos de Araquari) destinado à realização de atividades interativas e ações sociais aos idosos associados ao instituto, do qual o grupo Arco Íris faz parte.
“Foi muito gratificante desenvolver o projeto Identipet em parceria com as senhoras artesãs do grupo Arco-íris, de modo que nos beneficiamos mutuamente e compartilhamos momentos muito agradáveis durante a confecção das coleiras. Criamos inclusive um vínculo com nossas colaboradoras, e, ao propor sua participação no nosso projeto, trouxemos a elas uma fonte de renda extra. Apesar das dificuldades encontradas, todas nós somos gratas por termos tido a inesquecível experiência de desenvolver nosso próprio projeto envolvendo a comunidade, e, no fim, obter resultados tão satisfatórios, contribuindo para com o bem-estar animal, bem-estar humano e a sustentabilidade.”
Equipe IDENTIPET: Aline Desirèe Barbosa Bazan Barreira, Emilli Stefani de Souza, Helen Gouveia Weckwerth, Nathália Bittencourt, Rodrigues Marani e Queren Tramontim.
DO BACON À VIDA:
Conscientizar os consumidores de carne sobre os conceitos de bem-estar na produção animal, foi a estratégia escolhida pela equipe do projeto intitulado “Do Bacon à vida”, orientado pelo Prof. Carlos Eduardo Nogueira Martins. O Supermercado Condor de Jaraguá do Sul foi a instituição parceira que propiciou aos estudantes divulgarem as informações acerca do tema por meio da aplicação de questionários aos visitantes, que puderam comparar, através de imagens, sistemas de produção promotores e não promotores de bem-estar voltados à criação de frangos, suínos e galinhas poedeiras. O objetivo foi coletar informações sobre o nível de conhecimento sobre Bem-estar animal, o que foi notório entre a maioria dos entrevistados, bem como de incentivar o consumo consciente, ou seja, não somente pelo preço ou pela marca do produto, mas pela forma como os animais são criados, o que já é possível encontrar em cortes cárneos e bandeja de ovos com selo de certificação para Bem-estar animal.
“É com imenso amor e carinho que nós da equipe De Bacon a Vida criamos, aprendemos e apresentamos nosso projeto. Projeto esse que nos sem as matérias de Bem Estar Animal e Sociologia não teria função, pois com elas aprendemos o respeito pela vida animal e humana, e com as ações conseguimos retribuir os impostos pagos pela sociedade e levar algo produtivo socialmente, demonstrando o valor do ensino, pesquisa e extensão. Por fim, só podemos agradecer ao Instituto Federal, aos Professores Carlos Eduardo, Erica e Roberto pelo auxílio neste projeto. Agradecer ao supermercado Condor por abrir as portas e incentivar o conhecimento.”
Equipe DO BACON À VIDA: Angelo Vieira, Maria Eduarda Henriques, Raphael Bruno e Vinícus Frasson.
PROJETO ZUM:
O “Projeto Zum” foi a primeira ação do Veterinário do Bem que se dedicou a divulgar à sociedade os benefícios que as abelhas trazem à vida e ao meio ambiente, bem como os desafios atuais enfrentados por elas que tem afetado significativamente a sobrevivência da espécie. Por meio de palestras e conversas interativas com estudantes entre 11 e 14 anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Almirante Boiteux de Araquari, foi possível conhecer um pouco mais profundamente sobre abelhas desde ensinamentos básicos, dos quais como reagir a uma picada, até saber a quem recorrer para a retirada do enxame em local inapropriado. Assim, a equipe, orientada pelo Prof. Robilson Weber, se concentrou em criar uma nova visão sobre as abelhas, desmistificando conceitos errôneos que tem contribuído negativamente para sua sobrevivência na natureza, motivando os estudantes a trabalhar pela conservação da espécie para nossa própria proteção, uma vez que sem as abelhas, consideradas as principais polinizadoras, a produção de alimentos será drasticamente afetada.
“Para todos os integrantes do grupo, trabalhar com crianças foi a melhor decisão dentro do projeto, porque nos possibilitou ver a importância de um professor dentro de sala de aula, e também, sentir-se importante diante de 80 alunos, no sentido de passar um assunto de tanta magnitude e perceber que eles prestam atenção no que você fala. Apesar das dificuldades encontradas, o grupo adorou a experiência, e afirma com certeza, de que vai ser levado para os próximos anos do curso.”
Equipe PROJETO ZUM: Cintia Milena Cunha e Silva, Giovanna Keila Lenzi, Giulia Beatrice Ferreira, Karoline Pershun e Maria Alice Schramm e Silva.
CÃODOMÍNIO
Uma parceria entre a ONG Focinhos da Barra Grupo Amparo Animal e a Prefeitura Municipal de Barra do Sul, em colaboração com a Indústria Têxtil Utech, motivou a equipe do projeto “Cãodomínio” a colocarem em prática a sua ação que teve, como motivação, o significativo número de animais em situação de rua no município de Barra do Sul. Assim, com o apoio do poder público, a equipe, orientada pela Profª Suelen Cristine Funeaux, objetivou aplicar o conceito de Bem-estar único, beneficiando animais comunitários, não domiciliados ou errantes, por meio da colocação de “casinhas” para os mesmos, devidamente identificadas, construídas artesanalmente com materiais simples como pallets, canos de PVC e garrafas pet recicladas, provenientes de doações de empresas locais. Com a ação, a equipe procurou envolver a comunidade, de forma a gerar um senso de maior responsabilidade e empatia para com os animais locais, de forma a contribuir com a oferta de alimentos e higienização das casinhas, melhorando as condições de bem-estar dos mesmos. Da mesma forma, almeja uma boa aceitação dos cães, de modo que usufruam das “casinhas” para se abrigar, se alimentar e saciar a sede, tornando-se uma referência de segurança para os animais.
“O projeto veterinário do bem resultou em uma experiência incrível de descoberta e aproximação entre os integrantes do grupo e a população local, mostrou-nos que a simplicidade as vezes supera a extravagância e pequenos atos podem ter resultados inimagináveis. Foi um prazer para todos participar do projeto Cãodomínio e esperamos que novas oportunidades apareçam, para que possamos seguir em frente com as nossas ações. Aprendemos que precisamos antes de tudo de coragem para encarar desafios de frente , lutar pelo que acreditamos, aprender com os erros, perseverar e vencer.”
Equipe CÃODOMÍNIO: Ana Beatriz Prado de Moraes, Annet Maureen de Pascoal, Cassio Felipe Brasil, Jéssica de Vicente Carvalho e Rosana dos Santos Barbosa.
ESTÁGIO DO BEM:
A experiência vivenciada durante um estágio de quase 18 meses no CEPREAD (Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos – Bem-estar animal) da Prefeitura de Blumenau, foi a proposta escolhida do projeto “Estágio do Bem”. O órgão atende denúncias de maus tratos, realiza atendimento médico veterinário para animais errantes e comunitários e realiza educação em saúde visando conscientização para guarda responsável de animais, além de promover o controle populacional de cães e gatos. Assim, o objetivo do projeto foi de compartilhar, aos acadêmicos da turma de Medicina Veterinária do 2º período de 2019, algumas das situações vivenciadas no órgão, relacionadas aos procedimentos adotados no atendimento de cães advindos de situações de maus-tratos. Foi possível compreender a grande dificuldade enfrentada pelo órgão no quesito espaço físico, poucos recursos, população mal informada e fiscalização insuficiente, em contraste com o alto número de chamados de situações de maus-tratos com animais, o que somente poderá ser revertido com muito trabalho e conscientização da população para a causa animal, que carece de muito apoio e intensa pressão popular dos apoiadores, para que haja maiores avanços, em prol do bem-estar dos animais.
“Os projetos foram de grande valia, uma vez que, existiu a preocupação pelo bem-estar único, onde a maioria dos grupos tiveram a preocupação e a empatia para executar um projeto com um público restrito, que na maioria das vezes possuem pouca visibilidade. Tive também a oportunidade de compartilhar um pouco do que vivi em um órgão público de Bem-estar Animal, bem como, mostrar as frustrações e pontos críticos aos colegas de classe. Entretanto, ainda acredito que podemos buscar sempre o melhor, lutando, persistindo e acreditando que podemos mudar a realidade na qual estamos inseridos.”
ESTÁGIO DO BEM: Clarice Fraga Moritz
Acadêmicos do 2º período de Medicina Veterinária, participantes do Projeto Veterinário do Bem, 6ª edição, ano de 2019.
