Parte da equipe integrante do Programa de Extensão Movimento pela Interação Animal (MIA) marcou presença no Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE), organizado pela UFSC, UDESC e pela Fundação Catarinense de Educação Especial, nos dias 9, 10 e 11 de setembro DE 2019, em Florianópolis (SC).
Na ocasião, o MIA, representado pelas docentes Carlize Lopes e Marlise Pompeo Claus, a TAE Suseli Naiara Machado, a discente Keterine Karoline de Santana, juntamente com as colaboradoras externas, a psicóloga Puella Caelis S. da Silveira, a terapeuta ocupacional Amabelle Cristine Vechter Rank e a fisioterapeuta Daiane Sousa de Freitas, apresentaram resultados e experiências do grupo. Os trabalhos intitulados “Terapia Assistida por Animais (TAA) com cavalos miniatura na APAE de Araquari, Santa Catarina”; “Desenvolvimento de habilidades sociais com técnicas da terapia cognitivo-comportamental e cinoterapia para crianças com dificuldades especiais”; “Planejamento e benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em pacientes do Programa de Estimulação Precoce” e “Relato da experiência de Atividade Assistida por Animais (AAA) na APAE de Araquari e São Francisco do Sul, Santa Catarina” foram apresentados sob a forma de dois banners e duas comunicações orais, respectivamente.
Foi um ótimo momento também de ampliar o debate sobre o universo da educação especial no nosso país, trocar experiências e fazer contatos com profissionais de outras instituições. As participantes também puderam conhecer o cartunista e caricaturista Rodrigo Cardoso Tramonte, formado em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC e pós-graduado em Produção Multimídia pelo CESUSC. Rodrigo, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 30 anos é autor do livro “Humor Azul – O lado engraçado do autismo”, onde ajuda a esclarecer e quebrar muitos mitos em relação ao autismo. O personagem Zé Azul e seus companheiros contam sobre os talentos dos autistas, seus potenciais e sua maneira de perceber o mundo.
Curta a comunidade do MIA na página do facebook (facebook.com/contatomia [2]) e saiba mais sobre as atividades do Programa.
Texto: Prof. Marlise Pompeo Claus