A ideia do Projeto Integrador, no Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, tem o objetivo de iniciar esses estudantes de nível médio à pesquisa científica. No início de 2015 as duas turmas (1º e 2º anos) do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, foram divididas em grupos de cinco alunos e, com a orientação de um professor, desenvolveram projetos de pesquisa ao longo do ano.
Os alunos do primeiro ano desenvolveram projetos relacionados ao eixo temático “Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente”, enquanto os do segundo ano desenvolveram pesquisas dentro da linha “Química e a Vida”.
Apresentação dos projetos
Em junho, os grupos passaram por bancas de qualificação, compostas pelo orientador e mais dois docentes de áreas afins. Naquela ocasião os estudantes foram convidados a apresentar a proposta do projeto: o que se pretendia investigar, a justificativa, a estratégia de investigação e os objetivos.
No mês de novembro, nos dias 26 e 27, aconteceram as bancas de defesa, nas quais os grupos fizeram a exposição dos resultados de suas pesquisas, para os mesmos professores que avaliaram as propostas anteriormente.
Na foto, a Profª Ana Paula Camargo, orientadora do grupo composto pelos alunos Vander, Elisama, Kamila e Larissa, que investigaram características físico-químicas de óleos essenciais de citronela e cravo-da-índia, posam para foto com as professoras Fernanda Carvalho e Renata Heying, que compuseram as bancas avaliadoras.
Foi o primeiro ano que o projeto aconteceu obedecendo essa ideia de pesquisa científica, com bancas, entrega de textos e abordagem acadêmica. E foi um sucesso!
Em cada projeto diversas disciplinas foram envolvidas, permitindo a integração das diferentes áreas e o aprendizado através da pesquisa. Como afirma o prof. Élder Mantovani, “Foi extremamente gratificante ver nossos alunos de nível médio debatendo ciência com mestres e doutores”.
Os projetos
Projetos do 1º ano: Estudo de alagamentos em Joinville, Combate a Dengue, Preconceito com Imigrantes, Flúor na água: benefício ou malefício, etc.
Projetos do 2º ano: Células Combustíveis Microbianas, Contaminação da Baia da Babitonga por metais pesados, Hidróxidos lamelares na biorremediação de efluentes, etc.
Vale ressaltar que muitos os projetos foram ou ainda serão apresentados em eventos científicos e outros tantos resultarão na publicação de artigos.
Texto e Imagens: Coordenação do Curso Técnico em Química