[1]O projeto de extensão ReCicLa do IFC Campus Araquari, em colaboração com o Instituto Movimento e a Amorabi (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga), foram responsáveis pela produção e doação de sabões caseiros durante a pandemia, auxiliando na higiene pessoal e, principalmente, na prevenção ao COVID-19.
No dia de uma das ações, a docente do IFC Araquari e coordenadora do projeto ReCicLa, Anelise Destefani, junto da professora Grasiela Voss, que também leciona no campus, foram até a sede da ONG Instituto Movimento, junto da Amorabi, onde produziram barras de sabão destinadas à doação. A partir daí, os integrantes da Amorabi e da ONG aprenderam a receita de sabão criada pelo projeto ReCicLa, compartilhando, mais tarde (em outras ações e encontros), esses conhecimentos com a comunidade. Além disso, a Amorabi e o Instituto Movimento deram início a um projeto em que troca barras de sabão por óleo usado da comunidade, sendo esse óleo recebido destinado à produção de mais sabão.
A professora Anelise, que leciona as disciplinas relacionados ao Meio Ambiente e está no campus desde 2006, diz estar satisfeita com o projeto ReCicLa: “Além de ajudar a população de mais baixa renda, ajudamos também ao meio ambiente, através da produção de produtos de limpeza de baixo custo, feitos com recursos orgânicos, naturais e biodegradáveis. O sabão que produzimos, por exemplo, tem o custo de produção em torno de 70 centavos (uma barra de 200g), sendo que no mercado, normalmente, é mais caro. Também, produzimos o desinfetante com álcool e limão, cujo custo de produção é no máximo 5 reais, ou seja, mais barato que no comércio”.
Para Grasiela Voss, professora de Física e integrante do projeto ReCicLa, depois de tanto tempo sem o contato com a comunidade externa (em vista da pandemia) foi gratificante realizar mais uma ação em conjunto e de forma segura. “Além da produção de sabão ajudar as pessoas no que diz respeito à renda financeira, higiene e prevenção do coronavírus, o projeto auxilia no cuidado com o meio ambiente, já que vários litros de óleo, que seriam descartados na natureza, puderam ser reutilizados de forma eficaz.”
Partindo para uma perspectiva pessoal e até mesmo cultural, João França, que trabalha na Amorabi, comenta que o processo de teste das receitas de sabão foram demoradas e trabalhosas, mesmo assim, foi uma atividade que lhe trouxe boas lembranças. “Quando soube da ação com o sabão, recordei-me da minha avó, que fazia sabão quando eu era pequeno. Como eu nunca tive a oportunidade de aprender com ela, aproveitei para participar do projeto e aprender depois de grande. Foi muito interessante porque, depois daquele dia, algumas pessoas quiseram saber dessa atividade e, acabei descobrindo que havia gente na comunidade que já produzia sabão, o que gerou uma onda de conversa sobre o assunto. Foi muito legal, porque até quando estávamos trabalhando na receita, a professora Grasi começou a cantarolar uma música tradicional sobre produzir sabão, que me fez enxergar como essas culturas muitas vezes minimizadas são importantes e, nos trazem várias lembranças de costumes antigos.”
Durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) 2020, o projeto ReCicLa realizou uma live no YouTube ensinando a produzir sabão. A live está disponível e pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=YDCbbxL8VEg [2]
Sobre o Projeto ReCicLa
O ReCicLa – é atualmente um Programa de extensão que atua no IFC Campus Araquari desde 2017, e tem como objetivo produzir materiais de limpeza de baixo custo e baixo dano ambiental. Trabalha em parceria com a comunidade externa e atualmente possui dois grandes parceiros: A ONG MOJ (Movimento Jovem Araquari) e a AMORABI (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga). Conta como parceiros os projetos Recupera o Solo e Reaproveitando o Alimento, considerado Programa de Extensão em 2020.
Acompanhe as redes sociais
Projeto ReCicLa
Facebook: https://bit.ly/reciclaextensaoface [3]
Instagram: @recicla.extensao
Instituto Movimento
Facebook: https://www.facebook.com/institutomovimento [4]
Instagram: @inst_movimento
Amorabi
Facebook: https://facebook.com/AssociacaoItinga/ [5]
Instagram: @amorabi_itinga
Texto: CECOM/Araquari