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Projeto de ensino e pesquisa integra Avicultura, Suinocultura e Piscicultura

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O que é o AgroIntegra?

O AgroIntegra, é um projeto de ensino e pesquisa que integra conhecimentos sobre Avicultura, Suinocultura e Piscicultura, componentes da disciplina de Zootecnia II, com os  das demais unidades curriculares presentes na grade curricular dos 2ºs anos do Curso Técnico em Agropecuária exercendo, dessa forma, uma proposta de integração de conteúdos dentro e fora de sala de aula, que se consolida com a elaboração e execução de projetos nos diferentes laboratórios presentes em nosso campus, incluindo a escola fazenda.

Essa proposta de integração entre as disciplinas básicas e técnicas iniciou-se em 2014 e se consolidou no curso com o nome de AgroIntegra a partir do ano de 2022, tornando-se o primeiro projeto integrado inserido no PPC (Projeto Pedagógico Curricular) do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio do Campus Araquari.

 

Quem faz parte do AgroIntegra?

Os estudantes dos 2ºs anos do Técnico em Agropecuária são os protagonistas do AgroIntegra. Eles se organizam em equipes e escolhem uma ou duas disciplinas para integrarem com Avicultura, Suinocultura ou Piscicultura, conteúdos da Zootecnia II. Os docentes destas últimas áreas coordenam o projeto e auxiliam os demais professores a orientarem as equipes a partir do momento em que forem escolhidos. Assim, para o êxito dos projetos, torna-se essencial a atuação dos professores orientadores os quais, junto a outros professores e técnicos colaboradores, acompanham suas equipes ao longo do ano, desde as primeiras discussões quanto as ideias e possibilidades de integração, até a sua conclusão.

 

Quando e onde o AgroIntegra acontece?

O AgroIntegra ocorre anualmente e se inicia desde o primeiro dia de aula da disciplina de Zootecnia II. A partir da compreensão pelos alunos de como o projeto é organizado, os mesmos escolhem suas equipes, as disciplinas que participação da integração e seus professores orientadores e colaboradores. Após essa etapa, as infinitas possibilidades de integração são pensadas em conjunto até a escolha do tema e do objetivo do estudo. Assim inicia-se a execução prática do projeto que se desenvolve, em sua maioria, nos laboratórios de ensino/pesquisa e Unidades de Ensino e Aprendizagem (UEA’s) do nosso Campus.

 

Por que o AgroIntegra é realizado?

A concepção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio exige a superação de práticas de justaposição de conteúdos, eliminando qualquer perspectiva de hierarquização dos saberes do currículo, demandando a integração entre os conhecimentos das diversas áreas do saber. É justamente essa perspectiva de ação que o AgroIntegra propõe, integrando os elos componentes do processo de construção do conhecimento como o trabalho educativo e o conhecimento técnico.

Além disso, a proposta do AgroIntegra vai de encontro à necessidade da curricularização da extensão, pesquisa e inovação que os projetos de curso atuais exigem.

 

Qual a importância do AgroIntegra?

O despertar para a pesquisa teórica, consolidada com sua aplicação prática, a produção textual, a oralidade e a criatividade são as principais habilidades que o AgroIntegra oportuniza aos alunos. Também são exercidas e observadas muitas competências ao longo do seu desenvolvimento como o trabalho em equipe, a liderança, o colaborativismo e o comprometimento com as atividades propostas.

 

Quais as etapas componentes do AgroIntegra? E como este projeto é avaliado?

Em sua primeira edição, o AgroIntegra envolveu a execução prática de um projeto a partir de um tema que nasceu da integração de diferentes disciplinas. Ao longo desta execução, os achados foram sendo registrados e, no final, foram compilados para gerar um resumo escrito sendo os resultados compartilhados com todos os participantes por meio de uma apresentação oral. Em 2022, as apresentações orais ocorreram nos dias 19 e 26/10 no Auditório do IFC Araquari, contando com a presença das turmas dos 2º anos da Agropecuária, de técnicos e docentes que atuaram como avaliadores dos projetos que foram apresentados.

Assim, neste ano, o resumo escrito e a apresentação oral foram os componentes avaliados pelos professores orientadores sendo que, a equipe que melhor pontuou, nestes dois quesitos, no projeto integrado com Avicultura, Piscicultura e Suinocultura, receberam uma menção honrosa no formato de um troféu alusivo ao tema, confeccionado pelos coordenadores. Uma terceira equipe também mereceu destaque em virtude de ter estado na lista dos melhores trabalhos apresentados no Painel de Integração de 2022 durante a VII SEPE, uma vez que, anualmente, todos os projetos participantes do AgroIntegra também compartilham seus resultados com a comunidade interna e externa do IFC durante o evento do Painel de Integração.

 

Confiram as equipes premiadas na I edição do AgroIntegra de 2022:

 

A premiação das equipes aconteceu no dia 07 de dezembro, sendo premiados:

 

  • Projeto: “Análise dos aspectos físicos e biológicos no manejo dos ovos de marreco no Incubatório do IFC Araquari”
    • Disciplinas integradas: Avicultura (Zootecnia II) e Física
    • Orientadores/Colaboradores: Stelamaris e Élder
    • Equipe de alunos: Alice Kieper Meurer, Ana Jullia Nicolau Padilha, Beatriz De Fátima Lipinski, Bianca Martins, Luan Richard Kordiak

 

  • Projeto: “Adubos orgânicos feitos a partir de macrófitos”
    • Disciplinas integradas: Piscicultura (Zootecnia II) e Agricultura II
    • Orientadores/Colaboradores: Adolfo Jatobá, Rodrigo Monzani e Jaqueline Andrade
    • Equipe de alunos: Iasmin Kuhn De Souza, Mirella Montibeller

 

  • Projeto: Impactos da acessibilidade na Suinocultura”
    • Disciplinas integradas: Suinocultura (Zootecnia II), Matemática e Geografia
    • Orientadores/Colaboradores: Erica, Adriano, Lui, Luiz Antônio e Moacir Quaiatto
    • Equipe de alunos: Maria Eduarda Ferreira De Souza, Luiza Bastos Da Rosa, Jamile Do Prado Jahn, Nelson Bolsoni Ramos, Gabriela Martins, Mariana Pagani Teodoraque Ferreira

 

O projeto do AgroIntegra que recebeu nota máxima e foi premiado no Painel de Integração foi:

 

  • Projeto: Estratégias sustentáveis para o enriquecimento ambiental de matrizes e leitões”
    • Disciplinas integradas: Suinocultura (Zootecnia II) e Agricultura II
    • Orientadores/Colaboradores: Erica, Neiva e Moacir Quaiatto
    • Equipe De Alunos: Felipe Gabriel Liermann Brito, Rafaeli Vitória Carvalho Rau, Anna Júlia Do Amaral, Tainá Regina Marcomini, Evelyn Regina Braga Dias, Maria Eduarda Moretoni

 

 


Agradecemos a todos os docentes, técnicos, entre outros colaboradores que nos auxiliaram na orientação e execução da I edição do AgroIntegra de 2022. À Coordenação Geral e do curso Técnico em Agropecuária, deixamos também os nossos agradecimentos pelo apoio. Nesta edição o saldo do AgroIntegra foi muito positivo: foram elaborados 17 projetos de integração envolvendo cerca de 80 alunos, 16 professores orientadores ou colaboradores das mais variadas áreas do conhecimento, além de um técnico administrativo e dois colaboradores terceirados. Destacam-se também que todos os projetos do AgroIntegra compartilharam as suas produções integradas durante o Painel de Integração na VII SEPE de 2022.

 

Texto: Erica, Jatobá e Stelamaris, professores coordenadores da I edição AgroIntegra de 2022
Imagens: Poliana Alexandre – CECOM/Araquari

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