Ainda pouco difundida na escola de educação básica, a iniciação científica é comumente associada aos cursos de graduação. Entretanto, a oportunidade de estudantes de ensino médio experimentarem o fazer ciência, além de contribuir para o desenvolvimento destes jovens, desperta o interesse pelas carreiras científicas e desconstrói o estereótipo do cientista e das instituições de pesquisa como de difícil acesso e compreensão.
O livro intitulado “Iniciação Científica na Escola: a contribuição das práticas investigativas”, foi organizado pelos professores do curso de Licenciatura em Química do Campus Araquari Anelise Grünfeld de Luca e André Luis Fachini de Souza e pela licenciada em Química Natacha Morais Piuco. O livro relata toda a trajetória percorrida pela equipe formada por professores do IFC, UNIDAVI, IFSC e IFSul, bem como por professores de química egressos do IFC Araquari atuantes em Escolas de Educação Básica de Joinville e Balneário Barra do Sul e licenciandas em Química, para a criação de grupos de iniciação científica com estudantes de ensino médio nas escolas parceiras e o incentivo do ensino pela investigação.
O livro nasceu a partir do projeto “A promoção de práticas investigativas na escola, valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência”, coordenado pela Profª. Anelise Grünfeld de Luca e vinculado ao Programa Ciência na Escola, financiado pelo MCTI, MEC, CNPq e Capes. Inicialmente planejado para ser desenvolvido in loco nas escolas, o projeto teve que rapidamente se adequar aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Nesse sentido, utilizando-se de todos os recursos de tecnologia da informação e comunicação disponíveis, o espírito de grupo foi se fortalecendo por meio de reuniões on-line periódicas onde todo o processo de inserção dos estudantes do ensino médio no fazer científico foi gradativamente construído por meio de atividades orientadas auxiliado pelas licenciandas em Química integrantes da equipe. Partindo-se de temas de interesse dos estudantes e de relevância para suas comunidades, foram desenvolvidos trabalhos investigativos de acordo com o método científico. Como prática da escrita científica, os resultados obtidos a partir das investigações conduzidas foram relatados na forma de artigos científicos que passaram a compor o livro publicado.
Como o intuito do projeto foi disseminar a cultura científica por meio de práticas investigativas e, sobretudo, mostrar que esse processo deve e pode iniciar na educação básica, as escolas participantes Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos, Dr. Paulo Medeiros, de Joinville-SC e Dom Gregório Warmeling, de Balneário Barra do Sul-SC receberam as sementes da continuidade do projeto, na forma de materiais de laboratório para a formação de novos grupos e o desenvolvimento de práticas investigativas.
Apesar de desafiador, o desenvolvimento de práticas científicas como parte do processo de educação básica traz o benefício de uma formação cidadã, contribuindo para a promoção da autonomia e emancipação dos estudantes. Segundo os autores, a ideia é que por meio da disseminação das experiências adquiridas pela equipe, o livro sirva de inspiração e que, de alguma forma, instrumentalize professores da educação básica para o desenvolvimento destas práticas integradas ao processo pedagógico.
O livro será pré-lançado em livrarias em Joinville, em data a ser definida e na VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) do IFC Campus Araquari, de 07 a 11 de novembro.
Texto e imagens: Prof. Andre Luis Fachini De Souza