- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Produção de Lixo: Desafio para o Painel de Integração

A produção de resíduos é inerente às atividades humana e o homem ainda não criou uma fórmula para não produzirmos lixo, mas PODEMOS DIMINUIR ESSA PRODUÇÃO, com certeza. Você sabia que hoje há aproximadamente 150 milhões de toneladas de lixo plástico no mar? Somente os canudos de plásticos representam 4% de todo os resíduos de plásticos do mundo o pior é que o tempo de uso estimado é de quatro minutos, enquanto que demoram mais de 500 anos para se decompor, causando danos profundos a todas as espécies marinhas, inclusive, levando à morte dos animais.
O problema do lixo é simples: NÃO GERAR! Diga Não! Prefira materiais biodegradáveis! E nessa perspectiva que o Núcleo de Gestão Ambiental desafia  todos os envolvidos no Painel de Integração: NÃO GERAR LIXO!
Na edição da SEPE de 2018 lançamos um desafios para os alunos do ensino médio evitassem o uso de  TNTs e EVAs. Foi lindo! Jornais, papelão, papel kraft e tecido, que são materiais de maior degradabilidade, ganharam força. A equipe organizadora e o NGA teve certeza que a consciência por um planeta mais sustentável pode ser concretizada!
Mas, apesar dos esforços ainda produzimos muito lixo, foram 69.610 kg nos dois dias de apresentação. Um dado interessante foi que no segundo dia foram gerados 73% a mais de resíduos que no dia anterior, isso indica que podemos reduzir muito  mais! 


DESAFIO: Desafiamos aos participantes em produzir uma média menor que 0,565 kg de recicláveis por estande.
Um planeta mais sustentável no futuro requer um presente mais responsável. Pense Globalmente, faça sua parte!”