Na última semana, de 25 a 30 de setembro, o IFC Campus Araquari recebeu três técnicos do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado (INIP), órgão do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca do país de Moçambique.
O objetivo foi à capacitação em técnicas de amostragem, processamento e técnicas de diagnóstico, incluindo a PCR (Reação em Cadeia pela Polimerase) para a pesquisa de WSSV (Doença da Mancha Branca na carcinicultura) e doenças de peixes. A capacitação aconteceu de segunda a sexta-feira, com a participação dos técnicos Saquibibi Valgy Ibraimo, Rosario Herminio Mutamira, ambos Médicos Veterinários, e Dulce Pondeca, Bióloga.
Esta capacitação faz parte do projeto SWIOFish Mozambique, que é um plano nacional de monitoramento de doenças em animais aquáticos, a ser implantado no período de 5 anos. O treinamento foi ministrado no Laboratório de Ensino e Diagnóstico Veterinário (LEDVET) do IFC Araquari, pelos professores Dr. Delano Schleder, Dr. Marlise Pompeo Claus, Dr. Mauricio Lehmann e Dr. Robert Lenoch.
Com este treinamento está sendo firmado convênio internacional entre o IFC e o INIP, que abre possibilidades da equipe de servidores do IFC irem a Moçambique ministrarem treinamentos aos técnicos daquele país.
Texto: Robert Lenoch
Imagens: Robert Lenoch e Maurício Lehmann.