- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Participe do encontro online sobre AERs, dificuldades e estratégias de organização para viver este contexto

No dia 14 de outubro de 2020, será realizada uma live de tema “Atividades de Ensino Remotas e expectativas sobre o futuro: como construir uma rotina de estudos e viver esta nova realidade?”, que será transmitida no canal do Youtube do Painel de Integração (http://bit.ly/paineldeintegracaoifc [1]). 

A live faz parte de uma programação anterior a SEPE, e contará com a participação de dois estudantes do ensino médio técnico, Gabriel Batistella de Espíndola e Osmair Antonio Cercal Junior, além da servidora Noara Teófilo Klabunde, todos do IFC Campus Araquari. No encontro, comentarão sobre a importância do desenvolvimento de hábitos de estudos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, assim como debater o impacto de tudo o que se refere às escolhas dos estudantes no futuro.

Diversas pesquisas que tratam da aprendizagem demonstram que muitos estudantes não conseguem estudar com autonomia e possuem inúmeras dificuldades para conseguir desenvolver esta capacidade, independente do nível de ensino em que estejam. Dados mostram ainda que, estes mesmos estudantes compreendem pouco os temas estudados, o que acaba por comprometer sua aprendizagem. 

Estudos confirmam, também, que a realização de atividades, tais como trabalhos individuais, por exemplo, com o passar do tempo proporcionam aos estudantes a compreensão das suas dificuldades durante o processo de aprendizagem, uma vez que desenvolvem gradativamente sua autonomia, aprendendo a monitorar o próprio tempo, construindo ou reforçando seu sentido de responsabilidade, exercitando sua concentração e o ato de lidar com distrações. Tais atitudes fazem parte do processo de desenvolvimento de bons hábitos de estudos que contribuem para evitar emoções indesejadas como o sentimento de incapacidade frente aos desafios do aprender.

Dessa forma, o evento pretende atuar de forma preventiva e auxiliar os estudantes a desenvolverem hábitos de estudos e formas próprias de organização, levando em consideração a reflexão de seu próprio contexto.

 

Saiba mais sobre os participantes

Gabriel Batistella de Espíndola: Estudante do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, Diretor de Infraestrutura do Grêmio Estudantil 1968, Bolsista do Projeto de Ensino Painel de Integração.

Osmair Antonio Cercal Junior: Estudante do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática, Vice Presidente do Grêmio Estudantil 1968, Bolsista do Projeto de Ensino Feira de Profissões.

Noara Teófilo Klabunde: 

Pedagoga no Núcleo Pedagógico do IFC Campus Araquari há 10 anos. Mestre em Educação pela UFPR. Coordenadora de projetos de ensino e extensão que visam o desenvolvimento de hábitos de estudos.

 

Texto: Painel de Integração e CECOM/Araquari