Durante a noite de segunda-feira (21 de novembro de 2022), discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, promoveram oficinas pedagógicas para duas escolas públicas do município de Araquari. A atividade está vinculada à disciplina de Pesquisa e Processos Educativos IV (PPE IV), e teve como objetivo articular a teoria com a prática docente por meio das oficinas pedagógicas, proporcionando experiências acadêmicas divertidas e significativas com a utilização de recursos didáticos.
As oficinas pedagógicas foram ministradas pelos licenciandos(as), orientados pela professora Anelise Grunfeld de Luca. Esta ação de extensão vem ao encontro de proporcionar experiências docentes na área de química, antes da realização do estágio supervisionado, com alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais “Almirante Boiteux” e “Senador Luiz Henrique da Silveira”.
As oficinas oferecidas, foram as seguintes:
Os licenciandos em Química do 2º período (LIQUI 2) auxiliaram na recepção dos alunos ao IFC Araquari. Cada oficina apresentou um vídeo institucional, e também um formulário ao final para avaliação, além de coletar os nomes dos participantes para emissão de declaração.
Cada oficina teve 1h30min de duração. O Coordenador do curso de Licenciatura em Química: prof. André Fachini de Souza e as Professoras Ana Cristina Quintanilha Schreiber e Anelise Grunfeld de Luca monitoram as atividades, circulando em todas as salas e apoiando os ministrantes. Durante o evento, alunos das escolas convidadas, colocaram a mão na massa e participaram ativamente das oficinas pedagógicas.
Anteriormente no dia 07 de novembro de 2022, os licenciandos foram visitar as escolas para divulgar as oficinas pedagógicas e nos dias 21 e 24 de novembro as licenciandas Poliana Alexandre, Carolina Hass e Marilha Caetano juntamente com o coordenador da Licenciatura em Química, André Fachini de Souza voltaram nas escolas para coletar as inscrições nas oficinas pedagógicas, nas respectivas escolas: Escola de Educação Básica Almirante Boiteux e Escola de Ensino Médio Senador Luiz Henrique Da Silveira.
O evento foi significativo tanto para a formação docente quanto para criar vínculos com as escolas públicas estaduais da região. A aproximação com as escolas de educação básica demonstram-se positivas e atuam pontualmente como potencializadoras de vivências para a formação de professores. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire.
Texto: Poliana Alexandre – estagiária cecom
Adaptado por: Professora Anelise Grünfeld de Luca.