- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

IFC Araquari estuda parceria para a neutralização de carbono

O campus recebeu ontem pela manhã, 30 de março, a visita da empresa Cia. Florestal, representada pela Diretora, Berenice Duarte, e pela bióloga, Carla Weber. A empresa atua no mercado desde 2003, é especializada no fornecimento de soluções na área de gestão ambiental, de acordo com a legislação vigente. A Cia. Florestal planeja, executa e viabiliza os mais diversos projetos neste segmento.
O objetivo da visita foi fazer o reconhecimento do campus, desse modo será possível dar continuidade no estudo de uma parceria com IFC Araquari para a neutralização de carbono, por meio da restauração florestal de áreas degradadas.

O Núcleo de Gestão Ambiental do IFC Araquari, junto com um grupo de alunos do curso Técnico em Agropecuária, realizaram a visita monitorada em algumas das Unidades de Ensino e Aprendizagem e nas proximidades do Rio Paraty, para reconhecimento do estado de conservação e regeneração da mata ciliar.

O Projeto CarbonPlan

grafico_neutralize [3]O projeto de CarbonPlan, idealizado pela empresa, traz um novo conceito de sustentabilidade para o setores público, privado, pessoas físicas e eventos. O conceito do CarbonPlan baseia-se na quantificação, redução e neutralização de emissões de gases de CO² tendo como objetivo principal a neutralização através da recuperação de áreas degradadas por meio do restauro florestal, promovendo assim a sustentabilidade e o aumento da biodiversidade.

A relevância ambiental do plantio de árvores está acima do fato de sequestrar carbono, além disso, plantar árvores preserva e recupera recursos hídricos, protege a biodiversidade, e integra o homem com a natureza, deixando um legado para as gerações futuras.

A parceria está em fase de estudo. Mesmo que já considerada de grande relevância, ainda são necessárias inúmeras etapas até o início da execução do projeto. A próxima etapa consistirá em uma reunião ampliada com a Comunidade do IFC Araquari.

Texto e imagens: NGA/Araquari