- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Nuvem: experimentando a interdisciplinaridade por meio da arte e da crítica

No último dia 25 de Maio o IFC Araquari presenciou um sábado letivo diferenciado. Tratava-se da aula espetáculo denominada “Nuvem”, esta que objetivava estimular o debate em temas transversais e a criatividade dos alunos a partir de exposição artística e informativa. Para tanto, as turmas de primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Informática, Química e Agropecuária) construíram instalações delimitando em sua perspectiva um tema relevante da atualidade.

Cada turma organizou uma sala temática interativa que continha exposição com cartazes, mensagens, áudios, pinturas e muitas outras montagens e apresentações. Os assuntos gerais de cada sala foram sugeridos pela equipe organizadora, a partir dos denominados “temas transversais” estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e em legislação educacional correlata. Foram cerca de dois meses desde a proposição dos temas e até a elaboração final dos trabalhos, que foram efetivamente montados entre 22 e 24 de Maio, no período vespertino, tendo em vista se tratar de uma semana em que estavam sendo realizados os conselhos trimestrais das turmas do ensino médio. 

A divisão dos trabalhos em grandes eixos

Os trabalhos foram organizados em quatro grandes eixos que compuseram a Nuvem: a) Meio ambiente; b) Identidades; c) Cuidado de Si; d) Sociedade. 

No primeiro Eixo (MEIO AMBIENTE) três salas expuseram os trabalhos das turmas: 1AGRO1, 1AGRO2 e 1QUIMI. A turma 1AGRO1 apresentou os ciclos da natureza a partir de uma exposição que trabalhava as estações do ano. A sala foi organizada no sentido de experimentar as diferenças de cada estação, no lado do verão o Sol que apareceu no dia deu o tom de praia, já no lado contrário a temperatura baixava para sentir o inverno. Ao centro a turma representou uma árvore como a multiplicação da vida. A turma 1AGRO2 criou uma sala que pretendia simular o mundo em um futuro distópico (2119), no qual a poluição invade tanto a terra como o mar. As imagens dos murais apresentavam o mundo apocalíptico da poluição produzida pelo homem. Já a turma 1QUIMI tinha como tema o consumo. Além de diversas obras relacionadas ao consumo, o tom negro e liso da sala demonstrava o ascetismo do consumo. Um dos trabalhos que mais se destacou foi uma bela reprodução de Kandinsky, realizada com embalagens e outros materiais reutilizados.

No segundo Eixo (IDENTIDADES) quatro salas expuseram os trabalhos das turmas 1INFO2, 1INFO3, 2INFO2, 2AGRO1. A turma 1INFO2 apresentou o tema Diversidade Cultural Indígena. A proposta era a utilização dos cinco sentidos para compreender a experiência indígena. Os sons de instrumentos musicais, o tato de andar descalço, os odores, os sabores e a beleza colorida. A sala pensada em tons verdes pretendeu levar os visitantes até sensações diferenciadas. Já a turma 2AGRO1 abordou a identidade Afrodescendente. Além de trazer objetos e representações da cultura africana no Brasil, a música (vídeos) e as pinturas apresentaram a diversidade de forma marcante. Completando a exposição uma estrutura foi montada celebrando uma grande cabana de características tradicionais. A turma 1INFO3 trouxe para a Nuvem a identidade adolescente no Brasil, para isso fez um túnel do tempo representando a juventude a partir da década de 50 chegando até os tempos atuais. O espaço mais animado da exposição se completava com uma pista de dança com músicas clássicas das décadas de 70, 80 e 90. A turma 2INFO2 emocionou o público visitante com sua sala temática sobre a identidade feminina. Para tanto, apresentou os problemas relacionados à violência contra a mulher. Além de diversas representações artísticas e alunos que faziam encenações, olhos, mãos, espelhos quebrados e vozes com relatos de abuso, transformaram o ambiente em uma profunda e marcante experiência sobre o tema.

No terceiro Eixo (CUIDADO DE SI) três salas expuseram os trabalhos das turmas 1INFO1, 1AGRO3 e 2AGRO3. A turma 1INFO1 desenvolveu sua sala com a perspectiva de tratar questões relacionadas à Saúde Mental. O objetivo era mostrar os mistérios e profundezas do cérebro e seus distúrbios. Para tanto se utilizaram de luzes negras e tintas luminescentes que revelavam o conteúdo da informação apenas com lanterna específica e olhar cuidadoso. A exposição terminava com o espaço da felicidade. A turma 1AGRO3 trouxe a importância da educação alimentar, mostrou o lado colorido dos alimentos, muitas vezes ilusório e o lado obscuro da produção. O contraste terminava com as possibilidades de uma alimentação saudável, bonita e agradável em todos os aspectos. Já a turma 2AGRO3 trouxe o cuidado na terceira idade. A proposta da turma foi reconstruir a casa de um idoso, com todos os detalhes possíveis, desde a velha geladeira da cozinha, até detalhes de decoração. A sala levava as pessoas em suas memórias à casa de seus avós e emocionava em sua saída ao destacar a importância do cuidado com as pessoas em período frágil da vida.

No quarto Eixo (SOCIEDADE) quatro salas expuseram os trabalhos das turmas 2INFO3, 2INFO1, 2QUIMI e 2AGRO1. Por fim, quatro turmas trabalharam temas relacionados a Sociedade Atual, iniciando com a turma 2INFO3. A temática da turma era “Direitos Humanos” e sua abordagem foi discutir a violação dos Direitos Humanos no Brasil em sua história recente. Iniciando com o golpe civil-militar de 1964 e em especial a tortura como uma prática institucionalizada. A bandeira do Brasil como pano de fundo de uma representação de tortura comoveu e fez questionar sobre os limites do nacionalismo sobre a vida. Além disso, representações de casos de violações recentes como o caso Marielle Franco, e a morte do músico Evaldo com 80 tiros, trouxeram para a Nuvem a importância de pensar o tempo presente e suas mazelas. A turma 2INFO1 trouxe para Nuvem a maior causa de mortes de jovens no Brasil, o trânsito. Um tema muitas vezes desprezado mas que precisa ser cada vez mais abordado nas escolas, afinal, a violência ali se expressa em números tristes. A exposição destacou a importância da responsabilidade de quem dirige e terminava alertando sobre a necessidade de prevenção de acidentes. Os imigrantes e seu tratamento no Brasil foi o tema da turma 2QUIMI, e logo uma voz expulsando o visitante da sala criava uma sensação próxima ao de um refugiado num país distante e hostil. . O preconceito presente no Brasil que pode ser superado com acolhimento e compreensão, solidariedade em seu sentido mais bruto. Por fim, a turma 2AGRO2 abordou a questão das relações de gênero. A sala pretendia questionar a forma com que são tratados meninos e meninas, bem como a relação entre os gêneros se dá. Uma exposição que fazia os visitantes questionarem-se sobre tais relações de forma aberta, fazendo refletir sobre o tema. 

Além das salas temáticas, a Nuvem contou com a exposição paralela das turmas do Terceiros Anos do Curso de Agropecuária (3agro1, 3agro2 e 3agro3). Essas turmas expuseram seus trabalhos nos corredores do Bloco E abordando a jardinagem e as relações entre o homem e a natureza. Ainda na mostra paralela, no auditório foram apresentados trabalhos em audiovisual da turma 3Quimi e também trabalhos relacionados à Diversidade cultural do mundo Hispanofônico, convidando os visitantes a participarem de Karaokê.

Os resultados foram muito positivos no sentido de instigar o debate sobre esses temas que muitas vezes são abordados apenas incidentalmente no currículo, e por isso pouco enfrentados de forma direta em atividades pedagógicas. Registra-se também que dezenas de pais e responsáveis compareceram no dia para visitar e prestigiar as exposições criativas das turmas. A possibilidade dos alunos se expressarem também foi essencial para a construção da educação para cidadania. Para os próximos anos os organizadores pretendem ampliar o tempo de exposição dos trabalhos e a presença do público externo. 

Texto: Ivan Furmann
Imagens: Ivan Furmann e Revolução Informativa