As ações do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) não estão pautadas apenas em atividades educativas, o núcleo vem discutido a um longo tempo a necessidade do descarte adequado de rejeitos especiais que são gerados no campus, principalmente com a criação dos cursos de Medicina Veterinária e Química (tanto o técnico quanto a licenciatura). Pensando nestas questões, o NGA do IFC Araquari promoveu na primeira semana de abril a coleta de resíduos e providenciou o descarte adequado destes materiais.
Os rejeitos gerados por alguns dos cursos da instituição apresentam características peculiares, por isso possuem normativas especificas para descaracterização e descarte. Dentro do curso de Medicina Veterinária a geração de rejeitos sólidos de serviços de saúde e perfuro cortantes são os que mais preocupam, além da utilização de formol para o uso em peças anatômicas. Já os cursos da área de química geram mais rejeitos líquidos. Entretanto, esses rejeitos quando descartados de forma indevida no ambiente podem provocar danos à saúde pública, por conter elementos agressivos e biomagnificantes (p.e. príons, patógenos, metais pesados, organo clorados etc.).
Unidades de ensino-aprendizagem e laboratórios de pesquisa, bem como diversas atividades do campus também colaboraram com o montante de rejeitos gerados.
Com o entendimento do NGA que o passivo ambiental nos laboratórios do campus Araquari estava demasiado, o Departamento de Administração e Planejamento, através do setor de Licitações, desenvolveu uma licitação para contratar uma empresa de recolhimento dessa tipologia de rejeito. A efetivação do descarte dos passivos ambientais ocorreu nas últimas semanas com o recolhimento de aproximadamente 40kg de resíduos perfuro cortantes e 700 kg de resíduos químicos estocados.
Para a continuidade das ações, o núcleo vem desenvolvendo material informativo sobre o tipo de acondicionamento, descaracterização e descarte adequado para uma posterior capacitação dos servidores envolvidos na geração e manejo desses materiais. Esse é o dos primeiros passos para que o campus Araquari se torne mais sustentável e que atenda as normativas ambientais. O NGA busca um assim também promover um engajamento junto à comunidade acadêmica para discutir, questionar, solucionar e esclarecer.
Texto e imagens: NGA Araquari