Nota oficial informativa: medidas compensatórias à retirada de árvores para duplicação da BR 280

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Em virtude da duplicação da BR 280, rodovia que passa pelo Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, fez-se necessária a retirada de algumas árvores presentes dentro e fora das cercas da instituição. Esta era uma ação prevista pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) desde o início dos projetos de ampliação da rodovia, com seu impacto estudado e medidas compensatórias devidamente planejadas.

Como medidas compensatórias haverá o plantio de novas árvores em outras áreas, por exemplo, às margens do Rio Parati, em locais que também cortam o terreno institucional. Estas ações estão sendo planejadas com o auxílio de docentes das áreas de agrárias e um projeto de extensão em parceria com a empresa Prosul (Projetos de Supervisão e Planejamento LTDA. – responsável por toda a compensação e replantio de árvores retiradas para a duplicação da rodovia BR-280). Dentro desta parceria, o IFC Araquari produz as mudas em seu viveiro e estas serão replantadas posteriormente.

Com o acompanhamento do Núcleo de Gestão Ambiental do IFC Araquari, os troncos das árvores removidas serão levados para dois novos espaços de convivência, a serem criados como contrapartida pela perda dos ambientes de descanso dos estudantes. O mesmo acontecerá com as mesas e cadeiras de concreto, que antes estavam posicionadas na entrada do campus. Todo o material possível será reaproveitado para a criação de novos espaços de lazer.

Estas novas áreas de recreação e convívio para alunos e servidores serão montadas no entorno dos blocos de ensino, entre o prédio D e o prédio E. Mesmo que a seleção do local e alguns itens maiores e mais pesados já sejam posicionados por servidores, com o auxílio de máquinas, estes novos ambientes devem ganhar a intervenção dos estudantes no início do ano letivo, para que a personalidade e desejo deles esteja ali representada também.

Ainda no retorno às aulas, o Coletivo de Artes Maloca fará ações e intervenções elucidativas sobre o que ocorreu no campus, bem como a orientação a respeito destes novos ambientes criados.

O Instituto Federal Catarinense Campus Araquari e seu Núcleo de Gestão Ambiental salientam que o trabalho de compensação continuará, buscando o desenvolvimento com mais sustentabilidade, respeito ao ambiente e à história do local que a instituição ocupa atualmente. Dentre os princípios norteadores institucionais estão a preservação e conservação dos ambientes, portanto todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, além de ações para minimizar os danos causados. O IFC, através de sua Direção Geral, defende e apoia as causas ambientais e tem trabalhado no sentido da preservação e valorização constante do meio ambiente.