Na tarde do dia 16 de março de 2016, as servidoras Carolina Beiro da Silveira e Vânia Meneghini da Rocha realizaram visita à Associação dos Deficientes Físicos de Joinville – ADEJ. Esta é uma das ações que integra os objetivos do NAPNE em 2016, a qual visa conhecer instituições especializadas na região onde o campus está localizado, a fim de ampliar possibilidades de encaminhamentos, parcerias e desenvolvimento de projetos. A visita foi coordenada pelas psicóloga, Andréa Espíndola M. Cruz, e a assistente social, Luiza D. Caracek D. Pinheiro, que apresentaram a instituição, as instalações e a dinâmica do atendimento aos deficientes físicos associados.
A ADEJ é uma entidade filantrópica que desenvolve projetos de fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, arte terapia, empregabilidade, inclusão digital, biblioteca e atividades de teatro. Seus recursos são angariados por meio de parcerias e colaborações espontâneas e seus projetos também são viabilizados através de parceiros e voluntários.
Atualmente tem sido um grande desafio angariar recursos financeiros e parceiros para a realização e continuidade de alguns projetos, como por exemplo, de inclusão digital, desse modo, o NAPNE do Campus Araquari se colocou a disposição para a continuidade desse diálogo e para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa ou extensão relacionados aos cursos ofertados no campus.
Para maiores informações, a associação fica localizada na Rua José Elias Giuliari, 95, bairro Boa Vista, em Joinville.
Texto e imagens: NAPNE/Araquari