Menu principal
 
  • [google-translator]

Movimento em rede contra violências cometidas em crianças e adolescentes

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Neste dia 18 de maio o Instituto Federal Catarinense Campus Araquari realizou, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Araquari, o III Fórum Regional Contra Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a programação se estendendo das 8h às 17h, o evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, pertencentes a 11 municípios da região.

O Fórum teve início com a formatura da 1ª turma do curso ECApacitação – Formação de Agentes de Proteção Básica. Ao todo foram 90 formandos que realizaram o curso de 240 horas em um período de seis meses. O ECApacitação foi ofertado gratuitamente pelo IFC Araquari em três municípios – Araquari, Joinville e São Bento do Sul.

No período da tarde, as atividades do III Fórum Regional Contra Abuso e Violência Sexual de Crianças e adolescentes tiveram continuidade com a apresentação dos resultados das atividades do Módulo 6 do ECApacitação. No último módulo do curso os participantes foram divididos em grupos, por municípios, e tiveram que organizar uma Super Ação local articulada com outros integrantes de seus municípios.

Ainda durante a tarde também aconteceu uma apresentação cultural temática, realizada pelo Centro de Transformação Cultural Arte para Todos de Joinville. O esquete, apresentado pelas atrizes Julia e Nathielle e pelo ator Robson, retratava a atenção com o corpo e as formas de se proteger de abusadores.

Em seguida a Psicóloga Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva, que é Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ministrou a palestra “Ser Criança, Sobreviver à Adolescência”. Com uma linguagem clara é esclarecedora, a Profª Cláudia Yaísa abordou as dimensões da complexidade que é a violência praticada contra crianças e adolescentes, pelo fato da sociedade não compreender muito bem o que são estas duas categorias sociais.

O evento foi encerrado com a III Blitz de Conscientização, realizada na BR 280 em frente ao campus. Este momento foi de integração entre os participantes do III Fórum, formandos do ECApacitação  e estudantes dos Terceiros anos dos cursos Técnicos de Agropecuária, Informática e Química do IFC de Araquari. Aos estudantes cabe um destaque pelas atividades desenvolvidas. Durante a semana, eles produziram diversas faixas com frases de efeito e também participaram da organização desta atividade do evento. A Polícia Rodoviária Federal, esteve presente garantindo a segurança e organizando o trânsito durante a Blitz de Conscientização.

Para o Prof. Roberto Dombroski, “não tem como realizar um bom trabalho se não tiver a participação direta da juventude”. Ele destaca que os estudantes do IFC são muito responsáveis e engajados nas campanhas de interesse social e coletivo. “Cabe um agradecimento muito especial ao Clube de Trabalho Voluntário Volunteen, do projeto Super Ação”, finaliza o prof. Roberto.

Para a realização deste evento foram parceiras do IFC várias instituições públicas e privadas, em especial a Prefeitura de Araquari e suas Secretarias de Assistência Social e Educação; o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, CMDCA de Araquari, Centro de Transformação Cultural Arte para Todos, Gráfica Beta e GTP Gravações em Metal.

.

AÇÕES REALIZADAS DURANTE O ECAPACITAÇÃO E APRESENTADAS DURANTE O EVENTO

Os formandos do período da manhã tiveram um espaço à tarde para apresentações de um trabalho realizado em grupos, no módulo 6 do curso. Esse foi o momento em que ficou evidenciado todo o comprometimento dos formandos, pois realizaram diversas ações informativas e de mobilização, muitas delas inovadoras, como a da Escola Municipal Francisco Jablonski, no município de Araquari, que incluiu uma mensagem no boletim dos estudantes com alerta sobre o abuso e violência sexual de crianças e adolescentes e orientações de denúncia para o Disque 100.

Em Balneário Barra do Sul os participantes do ECApacitação organizaram um Seminário para adolescentes da Escola Dom Gregório, que teve a participação de toda a Rede de Proteção Local. Em Campo Alegre foi organizada uma passeata com panfletagem, este evento teve a participação do Clube de Escoteiros do município. Em Barra Velha os participantes realizaram palestras nas escolas. Em Joinville foi feita panfletagem em duas escolas municipais. Em Rio Negrinho houve uma palestra sobre Rede, para mais de 80 pessoas. Em São Bento do Sul os participantes organizaram uma reunião com a rede local para divulgar a 2ª edição do curso ECApacitação. Em São Francisco do Sul criou-se um Fórum Permanente da Rede local e em Schroeder aconteceu a panfletagem em supermercados. Em Araquari, especialmente, foi criado um grande movimento (reflexo da quantidade de participantes), que estendeu as atividades além do dia 18, com o nome de Mês de Maio Contra Abuso e Violência de Crianças e Adolescentes.

Estima-se que as atividades dos participantes do ECApacitação tenham sido alcançadas à um público de aproximadamente 4 mil pessoas em toda a região.

.

VEJA AS HOMENAGENS CONCEDIDAS DURANTE O FÓRUM

Após a solenidade de Formatura do ECApacitação algumas pessoas foram homenageadas com a placa SUPER AÇÃO concedida como forma de reconhecimento pela dedicação e engajamento na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para o professor Roberto Dombroski, idealizador da homenagem e coordenador do Projeto Super Ação, “todos os presentes são merecedores de homenagens, mas não foi possível entregar uma placa a cada um, então quisemos destacar o trabalho e comprometimento de algumas pessoas que sempre estiveram com a gente e outras novas pessoas que realizam atividades que as vezes não são mostradas, mas refletem em ganhos coletivos para a causa dos direitos”.

O primeiro homenageado foi o Prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, lembrado pela vontade política e pelas ações transformadoras que realiza em conjunto com a sua equipe de governo pelo bem das crianças e adolescentes.

Logo após, o Promotor de Justiça, Diogo Luiz Deschamps, homenageado por ser um grande motivador dos projetos  Super Ação e do curso ECApacitação, além de ser muito atuante na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A Promotora de Justiça, Caroline Sartori Velloso Martinelli, foi homenageada pela dedicação e comprometimento com que exerce a sua função e pelo engajamento na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Outro homenageado foi o Policial, Psicólogo da Polícia Civil de São Francisco do Sul, Alexandre Sergio Mazza, que é referência em atendimento especializado. A forma como Mazza conduz o seu trabalho é um exemplo a ser seguido, pois apesar de todas as dificuldades e impactos da função ele faz um atendimento humanizado e respeitoso.

O Deputado, Dr. Vicente Caropreso, foi homenageado pela atuação parlamentar e condução da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Também foi homenageado o Sr. Carlos Pedro Vota, proprietário da Gráfica Beta, no município de Joinville. A Gráfica Beta desenvolve diversos trabalhos informativos na área social e dos direitos da criança e do adolescente. A responsabilidade social da empresa é reverenciável, pois as ações são desprendidas de quaisquer interesses que não sejam de bem coletivo e social.

A Secretária Municipal de Educação de São Bento do Sul, Srª Rosemari Strack Cândido, também foi homenageada. A abertura da Turma 4 do curso ECApacitação, abrangendo os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul, só foi possível devido ao pedido desta homenageada. Com sua ação 22 pessoas, dos três municípios, puderam fazer o curso e se formarem.

Outra homenageada foi a Srª Maria de Fátima Alves, professora e coordenadora da EJA de Balneário Barra do Sul. Dona Maria (como todos a chamam), foi a pessoa que propagou o ECApacitação no município que reside, estimulando a participação e ativa socialmente. Além disso, Dona Maria articulou com a Prefeitura de Balneário Barra do Sul para que fosse cedido transporte para os participantes do curso se deslocarem até Araquari.

Também foram homenageadas duas pessoas brilhantes que trabalham nos bastidores do Super Ação e ECApacitação. Sem elas seria impossível atingir a dimensão que os dois projetos alcançaram. Uma delas foi a publicitária, do setor de Comunicação Social do IFC Araquari, Raquel Rybandt, responsável por diversos trabalhos informativos do Super Ação e também pela criação das páginas de estudos e identidades dos módulos do ECApacitação. Com muita criatividade e delicadeza sempre respondeu além do esperado quando solicitada.

E a outra homenageada foi a acadêmica de Licenciatura em Química do IFC Araquari, Bolsista Voluntária do Super Ação e Tutora do curso ECApacitação, Scheila Raquel dos Santos, lembrada pela sua dedicação nos projetos sociais do campus. De acordo com o Prof. Roberto Dombroski, “a Scheila é uma pessoa de muita responsabilidade e competência, pois mesmo sem auxílio de bolsa de extensão continuou desenvolvendo as atividades do Super Ação e ECApacitação como voluntária. Isso é um fator de muito valor para a sua formação, portanto, a homenagem é mais do que merecida”.

Diversas autoridades estivarem presentes, entre elas, o Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Campus de Araquari, Prof. Jonas Cunha Espindola, a Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Araquari, Srª Cristina Paul Cunha Bogo, a Promotora de Justiça de São Bento do Sul, Srª Karen Damian Pacheco Pinto, a Promotora de Justiça de São Francisco do Sul, Srª Caroline Sartori Velloso Martinelli, o Promotor de Justiça de Rio Negrinho, Dr. Diogo Luiz Deschamps, o Prefeito de Araquari, Sr. Clenilton Carlos Pereira, o Vice-Prefeito de São Bento do Sul, Sr. Marcio Dreveck, que veio acompanhado da Secretária de Educação, Srª Rosemari Strack Cândido. Também estiveram presentes o Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso que é Presidente da Comissão dos Direitos da Crianças e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o Presidente da Câmara de Vereadores de Araquari, Sr. Sidinei Xavier, a Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal Catarinense,  Profª Josefa Surek de Souza.

Texto: Projeto Super Ação
Imagens: CECOM/Araquari

*Obs.: Mais imagens serão divulgadas, em breve, no Facebook do IFC Araquari (facebook.com/IFCAraquari).

Imprimir Imprimir