Menu principal
 
  • [google-translator]

Mestrado em Tecnologia e Ambiente abre vagas para alunos regulares

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Até 06 de fevereiro de 2023 estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente, um curso público e gratuito, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense Campus Araquari.

Ao todo, serão ofertadas 15 vagas em duas diferentes linhas de pesquisa, sendo elas “Desenvolvimento Rural Sustentável” e Tecnologias Ambientais.

As inscrições devem ser realizadas unicamente por via eletrônica, através do sistema SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, sendo:

  1. Avaliação do currículo
  2. Arguição da experiência acadêmico-profissional e da defesa do pré-projeto de mestrado para a banca de seleção

Por suas características de um Mestrado Profissional, este programa de pós-graduação não exige dedicação exclusiva do aluno, de forma que este poderá manter o seu vínculo empregatício, se o tiver.

Ainda que o curso seja totalmente gratuito, para participar do processo de seleção os candidatos devem fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). As informações completas e o edital do processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Mestrado em Tecnologia e Ambiente.

 

Conheça mais sobre o Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente

Este mestrado concentra-se na área de Desenvolvimento de Processos e Tecnologias Ambientais (Ciências Ambientais) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e é formado por 02 (duas) Linhas de Pesquisa:

  • Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS): Tem como objetivo desenvolver soluções ambientalmente adequadas e socialmente justas para produção de alimentos com base na eficiência da agricultura familiar, pesca artesanal, maricultura, focando na  segurança alimentar e manutenção das populações locais. Ainda, estratégias de manejo e conservação de recursos naturais são buscadas para compreender os processos relacionados à degradação ambiental e estabelecimento de estratégias de manejo associados ao desenvolvimento socioeconômico do território. Por fim, visa a conservação, recuperação e promoção da sustentabilidade ambiental rural;
  • Tecnologias Ambientais (TA): Em um ambiente em transformação, a linha de pesquisa de Tecnologias Ambientais visa projetos de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, prevenindo, remediando e/ou mitigando os impactos gerados no clima e no ambiente a partir de atividades produtivas industriais e rurais. Ainda, contempla projetos que busquem novos processos e produtos que possam contribuir para aumentar a eficiência do setor produtivo.

Texto adaptado por: Raquel Rybandt – CECOM/Araquari
Imagem: Mestrado em Tecnologia e Ambiente

Imprimir Imprimir