- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Intercâmbio entre Institutos Federais – IFPR Curtiba e IFC Araquari

O IFC Araquari recebeu convidados muito especiais nesta semana! Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de junho, os estudantes de alguns dos cursos técnicos do IFPR Câmpus Curitiba estiveram conhecendo os cursos do Câmpus Araquari do IFC, um pouco da sua história e principalmente as Unidades de Ensino e Aprendizagem dos cursos técnicos (agropecuária, química e informática).

Com início às 10h30, os visitantes receberam uma introdução inicial das instalações do câmpus Araquari, áreas administrativas e a forma de distribuição do espaço físico dos cursos. Ainda pela manhã visitaram os espaços próximos aos setores da administração geral, sendo recepcionados perto do meio dia, no refeitório do câmpus, para o almoço.

As turmas visitantes do dia 25 ainda tiveram uma experiência enriquecedora no intervalo do almoço, participando da assembleia do Grêmio Estudantil e fazendo um intercâmbio de informações. O Grêmio do IFPR de Curitiba teve a oportunidade da troca de conhecimentos com os alunos do Grêmio Estudantil do IFC Araquari, participando ativamente da assembleia e também apresentando os projetos que são organizados por eles em seu câmpus.

As visitas se prolongaram até após às 16h, sendo elas guiadas pelos próprios alunos do IFC Câmpus Araquari. Ao final, os visitantes foram direcionados ao auditório da instituição, onde foram recebidos por um servidor que elucidou dúvidas que restaram sobre a visita e ouviram um pouco mais sobre o IFC Araquari.

Este tipo de viagem de estudos agrega conhecimentos práticos aos estudantes visitantes e também aos alunos que os recepcionam. Ouvir e falar sobre o seu trabalho, criar questionamentos e responder perguntas sobre as atividades desenvolvidas é engrandecedor para a vida estudantil e pessoal destes estudantes.

Estes câmpus do Instituto Federal estimulam seus  alunos a trocar informações, apresentando fatos diferentes e ambientes novos para que possam ter experiências que construam conhecimentos sólidos de realidades distintas daquelas que eles estão ambientados. Desse modo, busca-se formar estudantes com uma visão mais abrangente de mundo e cientes da diversidade que constitui o mundo profissional.

 

Texto e imagens: CECOM/Araquari