Os primeiros dias do mês de março foram movimentados no IFC Araquari, com muitos estudantes novos ingressando para os cursos de Ensino Superior e veteranos ansiosos para recepcioná-los. Nos dias 1 e 2, quinta e sexta-feira, no período da manhã, aconteceu a recepção dos estudantes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI). No dia 6 de março, terça-feira, foi promovida uma noite de integração com os calouros das licenciaturas, em Ciências Agrícola (LICA) e em Química (LIQUI). Os eventos foram organizados pelos Centros Acadêmicos (CA) dos cursos.
O BSI dividiu sua recepção em dois momento. Na quinta-feira aconteceu uma conversa institucional no auditório do campus, neste dia foram apresentados aos estudantes alguns setores e pontos importantes para a sua vida acadêmica, contando com a participação e fala de representantes da Direção Geral, Núcleo Pedagógico, Coordenação Geral de Assistência Estudantil, Coordenação de Comunicação, Docentes e Centro Acadêmico. Para a sexta-feira foi reservado um evento mais descontraído, que contou com a integração entre todos os estudantes do curso e um almoço com cachorro-quente na Associação de Servidores da instituição.
A integração das licenciaturas aconteceu em um único dia, iniciando às 19h, no auditório do IFC Araquari, com a participação de docentes e estudantes, que conheceram um pouco mais sobre a realidade do campus e dos cursos, através da fala das coordenações e também dos Centros Acadêmicos. Posteriormente os estudantes foram levados a um momento mais descontraído, para integração entre todos, com dinâmicas e brincadeiras feitas pela organização do evento. Esta recepção teve um tom mais descontraído, tendo uma temática bastante festiva e incentivando os estudantes a participarem fantasiados. Ao final houve karaokê e premiação para a melhor fantasia da noite.
Estes eventos para integração no início do ano fortalecem o contato entre os estudantes, também com docentes e setores administrativos do campus. Todas estas atividades fazem parte do processo de ensino, auxiliando que o estudante se sinta parte da instituição e também incentivando a participação ativa dos Centros Acadêmicos, responsáveis por toda a organização das atividades.
Texto: CECOM/Araquari
Imagens: CECOM/Araquari e Bruno Dranka