- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

Importância de estar em dia com a Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter saúde é mais do que não estar doente. Manter-se saudável significa ter qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social. 

Vários são os fatores que interferem na saúde de uma pessoa. Para manter-se bem, pequenos hábitos diários influenciam positivamente o indivíduo, tal como a boa alimentação, a realização de exercícios físicos, tomar bastante água e dormir bem. A mente tem que estar em equilíbrio com o corpo também. De um modo geral, é importante realizar exames ao menos uma vez ao ano. Ao atualizar-se sobre as doenças presentes da sociedade, maiores serão as chances de preveni-las e mais fácil será a busca pelo tratamento também.

Para manter a prevenção de doenças e incentivar os cuidados com a saúde, no IFC Araquari, dia 14 de novembro de 2019, das 13h às 16h, o serviço de saúde juntamente com a UBS (Unidade Básica de Saúde) estará fazendo avaliação das carteirinhas de vacinação para verificar a vacina contra o Sarampo. A ação acontecerá na sala E-102 (serviço de saúde) e, em caso de não estar registrada a vacina, ela será aplicada no local mesmo.

No dia 26 de novembro de 2019, o Serviço de Atenção à Saúde do campus Araquari, juntamente com a Unidade Básica de Saúde Joaquim Monteiro Cabral e Secretaria Municipal de Saúde do município, estará realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C. Os Servidores e estudantes que tiverem interesse poderão realizar os testes, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h, na sala E-103.

Para encerrar o mês, dia 28 de novembro de 2019, haverá uma palestra com o tema “Valorização da vida”, ministrada por palestrantes do CVV (Centro de Valorização à Vida). A atividade ocorrerá no período matutino, em das 9h45 às 12h.

O FOCO DA SAÚDE EM NOVEMBRO

[1]

O Novembro azul é uma campanha de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Ainda bastante presente, o câncer de próstata é o que mais causa morte entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Apesar de o câncer de próstata atingir pessoas de diferentes faixas etárias, homens com mais de 65 anos têm maior probabilidade de desenvolver a doença. 

Mesmo tratando de uma situação preocupante, o assunto ainda pode ser considerado um tabu, visto que muitos homens têm preconceito com o exame de toque. Dessa forma, é importante sim que sejam realizados auto-exames que facilitem a detecção de doenças, porém, mais do que isso, é importante que as visitas aos postos de saúdes e hospitais sejam realizadas com frequência. 

*Os estudantes com idade inferior a 18 anos, obrigatoriamente deverão trazer autorização assinada pelos pais/responsáveis para participar da campanha de realização de testes rápidos. A autorização poderá ser retirada na sala E-101 e E-104 (CGAE) e deverá ser entregue no dia e local de realização dos testes rápidos.

Texto: CECOM/Araquari