Menu principal
 
  • [google-translator]

IFC lança campanha “Que tipo de veterano você quer ser?”

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Com o slogan “Trote violento não é legal. É ilegal“, o Instituto Federal Catarinense (IFC) inicia 2015 recebendo os seus calouros com a campanha Que tipo de veterano você quer ser?

Em busca de ações conscientes, a campanha traz seis personagens que abordam atividades de Trote Solidário. O objetivo é incentivar o trote solidário a partir de sugestões de ideias que podem ser realizadas pelos alunos. Segundo o Núcleo de criação do IFC, as ideias são comunicadas por personagens que possuem características próprias, permitindo que o estudante faça a escolha de com qual se identifica.

Para Maika Lazzaris, estudante do curso de Licenciatura em Química do IFC Câmpus Araquari e membro do Centro Acadêmico, o Trote Solidário incentiva a inserção do aluno recém chegado à Instituição, como também ensina o estudante a contribuir com a sociedade que ele faz parte, fazendo com que ele concretize alguns de seus deveres como cidadão. “Achamos fantástica a ideia do IFC proporcionar uma campanha voltada ao Trote Solidário. Quanto maior a campanha, mais pessoas ajudam, e sendo unificada a mesma ganha força máxima dentro dos câmpus da Instituição, além de ser uma função do IFC apoiar essas atividades discentes” relata Maika.

O tempo do trote sem fundamento, que humilha e denigre a imagem dos alunos recém chegados na Instituição, acabou. É papel da IES discutir sobre isso com os seus estudantes e criar mecanismos de incentivar o trote solidário e construtivo entre eles. Por ser uma prática antiga, muitos acadêmicos veem o trote como algo que lhes confere autoridade e/ou superioridade. “É difícil compreender esse tipo de ação, pois se trata de um ser humano sendo humilhado e machucado”, reforça a estudante e membro do CA.

Pensamentos e iniciativas em prol do trote solidário estão presentes no IFC, que em 2014 registrou atividades de troca, aprendizado e solidariedade sendo praticados em seus câmpus. Para dar continuidade a isso, a Assistência Estudantil do IFC, em conjunto com a Coordenação-Geral de Comunicação (CECOM), desenvolveram a campanha Que tipo de veterano você quer ser?

A campanha é composta por seis personagens que propõem alguma atividade de integração entre os calouros. São todas ações que visam a consciência e a responsabilidade social, ecológica e educativa. Foi isso que aconteceu no Câmpus Araquari em 2014, que, através de uma gincana entre veteranos e calouros, realizou doação de sangue e arrecadação de alimentos não perecíveis, estes últimos doados à instituição Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari. “O objetivo é receber os alunos de uma maneira amigável e impedir que trotes violentos acontecessem dentro do IFC”, conclui Maika.

Então? Venha você também participar do Trote Solidário do IFC. Escolha o seu personagem e mãos à obra, calouros e veteranos fazendo o bem para a comunidade catarinense.

“Trote violento não é legal. É ilegal“. Conheça os personagens da campanha Que tipo de veteranos você quer ser?

Lucca Pítulo: Instiga a doação de livros bacanas;
Agatha Mia: Apoia a doação de ração para cães e gatos;
Helô Globina: Encoraja a doação de sangue;
Laerte Cido: Promove a doação de roupas em bom estado;
Ademar Mita: Organiza a doação de alimentos;
Dulce Rejeira: Incentiva a plantação de árvores nativas.

Vamos lá! Reúna a sua turma e participe do Trote Solidário do IFC.

* Texto e imagens: CECOM/Reitoria.
Imprimir Imprimir