
Participaram da reunião o Coordenador Geral de Assistência Estudantil, Otavio Patrício Netto; a presidente do Grêmio Estudantil, Marilha Caetano, e a diretora de eventos, Maria Paula Pedão; o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, Bruno Dranka; o coordenador de Mecanização e Transportes, Rogério Cogo; o Gerente de Negócios da empresa Verdes Mares, Sidnei Torres Vedoveto, e o Supervisor, Eliel Carvalho.
No início de fevereiro representantes da empresa já haviam procurado o IFC Araquari para obter informações sobre as previsões de aumento no número de estudantes, de modo a ajustar algumas linhas e horários. Nessa ocasião foram pontuadas algumas solicitações recebidas pela instituição quanto ao serviço de transporte público, feitas por famílias e estudantes. O objetivo da reunião era discutir melhor as solicitações feitas.
Os principais pontos tratados foram:
- Oferta de mais linhas de Joinville para o IFC Araquari, perto das 08h da manhã e do IFC Araquari para Joinville, perto do meio-dia e das 17h. Quanto a isso, a empresa falou que, mesmo que nem todos os ônibus saiam do ponto em frente ao IFC, há algumas linhas que passam na BR 280 próximo desse horário e que podem ser utilizados pela comunidade. Ainda assim, tem acompanhado a situação e buscado mudanças para que haja mais oferta nesses horários.
- Que todos os ônibus da linha Porto Grande façam o retorno em frente ao IFC. Foi colocado que nos horários de maior movimento os ônibus da linha Porto Grande já fazem isso e que, nos demais horários, há outras linhas que passam em frente ao campus, com pouca diferença de tempo da linha mencionada. Assim, os usuários teriam outras opções para chegar e sair do IFC. Ainda assim, seguirão acompanhando a demanda.
- Que haja mais ônibus que atendam a Enseada no horários de entrada e saída de aulas. A empresa explicou que além da linha Enseada, os usuários também podem utilizar a linha intermunicipal Joinville x São Francisco do Sul e, em São Francisco, utilizar o transporte municipal para ir do centro até os bairros e vice-versa. Explicaram que há dificuldade em colocar novas linhas intermunicipais em rotas que já são atendidas por linhas municipais. Sobre uma linha que atenda os estudantes do turno noturno, será feito um estudo pelo DCE da demanda de usuários que precisam do transporte, de modo a justificar a oferta de mais um ônibus nesse horário.
- Que os estudantes possam comprar os vouchers de estudante mais de uma vez por mês. A empresa explicou que atualmente isso não é possível pois o programa utilizado libera a compra apenas uma vez a cada mês, de modo a evitar o uso indevido. No entanto, a empresa está estudando uma mudança no programa que permita a compra mais de uma vez por mês, desde que seja limitada a quantidade de passagens por pessoa. Não há uma data determinada, mas espera-se iniciar os testes no novo programa no decorrer do semestre.
A empresa Verdes Mares explicou que busca atender da melhor forma seus clientes, mas que também precisa manter o equilíbrio financeiro das operações para não comprometer seu funcionamento. Algumas linhas foram implementadas em anos anteriores a pedido da comunidade do IFC, mas em alguns horários a quantidade de usuários é muito baixa, prejudicando esse equilíbrio. Assim, é importante que a comunidade utilize os ônibus colocados à disposição, especialmente nos horários de baixo movimento, para justificar que as linhas sejam mantidas.
O Grêmio Estudantil está realizando uma pesquisa com os alunos do Ensino Técnico para identificar outras demandas. Os resultados dessa pesquisa também serão encaminhados à empresa para que possam orientar algumas ações. A empresa se comprometeu a continuar buscando atender a comunidade da melhor forma, com atenção especial aos horários de maior movimento, e colocou-se à disposição para novas solicitações e esclarecimentos.
EDUCAÇÃO E RESPEITO NO TRANSPORTE COLETIVO
A
[2]pós a reunião com a empresa, os servidores Rogério e Otavio e os representantes dos estudantes Marilha, Maria Paula e Bruno, conversaram sobre a importância de conscientizar os estudantes do IFC quanto a educação e respeito com os demais usuários do transporte coletivo.

Serão desenvolvidas algumas ações no campus buscando essa conscientização. Mudanças simples de comportamento podem ajudar para que todos façam uma viagem com mais conforto e tranquilidade, como:
- Falar baixo;
- Não usar expressões de baixo calão;
- Entrar no veículo de forma organizada;
- Dar lugar a pessoas mais velhas, pessoas com deficiências, gestantes e com crianças de colo, assim como dar preferência a essas pessoas na hora de entrar ou sair do veículo;
- Levar as mochilas nas mãos, e não nas costas, de modo a não obstruir os corredores;
- Se estiver sentado, oferecer-se para levar as mochilas e bolsas das pessoas que estão em pé, entre outras.
A Coordenação Geral de Assistência Estudantil, assim como as demais coordenações do campus e as entidades de representação estudantil continuarão em contato com a empresa e com os usuários de modo a buscar um serviço com cada vez mais qualidade para a comunidade do IFC.
Texto: CGAE/IFC