A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, a educação contribui para a formação cidadã e promove a transformação do meio social, para o bem comum e em prol da diversidade.
Com o retorno a total presencialidade das atividades, os núcleos inclusivos do campus Araquari (NEABI, NEGES e NAPNE) participaram das atividades de recepção e acolhimento aos estudantes ingressantes no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.
As atividades foram organizadas pelas equipes do SISAE (Serviço de Suporte e Acompanhamento Educacional), Nupe (Núcleo Pedagógico), Grêmio Estudantil e coordenações de curso.
Esse momento serviu para que os estudantes tomassem conhecimento das atividades desenvolvidas pelos núcleos e o porquê da sua importância para o campus e para o IFC como um todo.
Sobre os núcleos:
NAPNE – O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é responsável por oferecer suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
NEABI – De natureza propositiva e consultiva, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas tem a função de auxiliar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão que promovam a reflexão sobre as questões étnico-raciais.
NEGES – O Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade é voltado para o fomento a estudos das questões relativas à temática de gênero, identidade de gênero e sexualidades no âmbito da Instituição e, também, em suas relações com a comunidade externa, com o desenvolvimento de ações que promovam o combate ao preconceito.
Texto: DEPE/Marcione Rodrigues Nunes
Foto: Recepção de estudantes (arquivo institucional)