Menu principal
 
  • [google-translator]

IFC ARAQUARI TREINA BRIGADA DE SOCORRISTAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Com a expansão do campus e o significativo aumento de estudantes e servidores dentro do IFC Araquari, sentiu-se a necessidade de uma equipe treinada para o correto atendimento em momentos de urgência ou emergência ligadas a situações de risco, como incêndios, e também relacionadas à saúde, como fraturas e desmaios, daqueles que frenquentam a instituição.

Para atender a essa carência, nos últimos dias 16 e 17 de novembro, foram treinados pela Fênix Capacitação, 17 servidores do IFC Araquari. Foram 20 horas de treinamento, intercalando a teoria e a prática, para que seja efetuado os melhores primeiros-socorros possíveis, caso haja a necessidade dentro da institutição. Muitos conceitos foram explorados em sala de aula, para que o brigadista possua a noção teórica e tenha a segurança de executar o procedimento correto em situações reais.

Os conceitos explorados na primeira manhã de curso se relacionavam a incêndios, fogo e como reagir em cada situação, além de modos de prevenção de possíveis eventualidades, que gerem risco àqueles que frequentam ou trabalham na instituição. As aulas práticas do primeiro dia envolveram incêndios, utilização de mangueiras de água e extintores, por exemplo, e foram ministradas pelo Bombeiro Militar Thiago Rodrigues dos Santos.

No segundo dia de aulas, a prática foi ligada ao atendimento inicial de situações como desmaios, fraturas, luxações e paradas cardiorrespiratórias. Sob a orientação do Bombeiro Militar Leando Debona, ocorreu em frente ao Bloco D  uma simulação de acidente, na qual os servidores do IFC que estavam em treinamento precisaram atender a situação que encontraram, com simulação de cortes, fraturas, perda de consciência e sangue fictício.

Este treinamento é muito importante para atendimento inicial de diversas situações dentro da instituição, em eventos, durante as aulas ou mesmo no dia a dia de trabalho dos servidores. Há ainda muito a se aperfeiçoar, mas o trabalho inicial de conscientização e primeiros-socorros está sendo fortificado, estimulado principalmente pela direção do campus e o setor de engenharia, visando o melhor atendimento de todos aqueles que frequentam o IFC Araquari.

 

Texto e imagens: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir