No dia 28 de agosto de 2019, foi realizada a 5ª edição do Projeto Integrador nos 2ºs anos do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, no auditório institucional do IFC Campus Araquari.
Desde o ano de 2014, os alunos dos 2ºs anos da Agropecuária participam da elaboração de um projeto integrador ao longo do ano letivo. Originalmente denominado como “Projeto de Ensino Integrador Suinocultura no Ensino Médio”, o projeto era construído a partir da integração entre conteúdos técnicos de Suinocultura e demais disciplinas do ensino médio.
Neste ano, 2019, o projeto de ensino já coordenado pela Profª Erica Marson Bako passou a contar com a colaboração direta da Profª Stelamaris Dezen, que veio somar a área de Avicultura ao mesmo. Assim, o projeto recebeu a denominação de Projeto Integrador nos 2ºs anos da Agropecuária ao ampliar as possibilidades de integração entre os conteúdos técnicos de Suinocultura e de Avicultura – além das outras disciplinas da grade escolar.
Nesta edição, o saldo do Projeto Integrador foi bastante positivo: foram elaborados 17 projetos de integração envolvendo cerca de 93 alunos, 21 professores orientadores ou colaboradores das mais variadas áreas do conhecimento, além de um técnico administrativo e de um estudante de Licenciatura e uma estudante de Graduação. Destacam-se também os nove projetos que resolveram compartilhar as ideias de integração durante o Painel de Integração na Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE) 2019.
Projeto “Aspectos produtivos e econômicos que afetam a suinocultura” Projeto “Comércio de Carne de Frango”. Projeto “Aerodinâmica das Aves”. Projeto “Biodigestor”. Projeto “Influenza A”. Projeto “Mini Pigs”. Projeto “Xenoplastia”.
As equipes de alunos, devidamente orientadas pelos professores participantes, iniciam a pesquisa sobre suas ideias de integração a partir do mês de fevereiro de cada ano, elaborando projetos escritos completos. Após a revisão final do componente escrito, as equipes compartilham seus resultados com todos os participantes em um dia destinado à apresentação oral, etapa esta avaliada por todos os professores, na qual os alunos exercitam não somente a oralidade como também exibem suas habilidades artísticas e criativas expressas em uma atividade cultural relacionada ao tema explorado.
“Participar deste projeto foi uma experiência única”, contam os alunos da 2AgroI1, “saímos da rotina de sala de aula e aprendemos sobre assuntos que nunca pensamos estarem relacionados com Suinocultura e Avicultura. […] Só uma palavra poderia definir o que sentimos depois desse evento: gratidão”. A 2AgroI2 também relatou sua experiência de forma positiva: “O projeto integrador desde o início nos assusta um pouco, mas, quando você escolhe o tema e começa a desenvolver o projeto, acaba percebendo que a coisas vão tomando forma. Através dos resultados, percebe-se o despertar da responsabilidade e, principalmente, autonomia!”. A turma 2Agro3, por sua vez, destaca as dificuldades e conquistas enfrentadas durante todo o processo: “[…] É um projeto extenso e precisa de muita atenção e dedicação. Em alguns momentos pensamos que nada daria certo, porém, com a ajuda dos professores, tudo tornou-se mais fácil. A confiança que eles nos passaram durante nossas apresentações nos deixou muito seguros, fazendo com que nos sentíssemos orgulhosos dos nossos esforços e dedicações”.
A premiação
Além do caráter avaliativo, os projetos que somam a maior pontuação na integração com Avicultura e com Suinocultura recebem um troféu “dourado” alusivo ao tema, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. E em 2019, uma terceira equipe também recebeu um singelo reconhecimento em virtude do impacto prático gerado pelo trabalho na UEA ( Unidade de Ensino da Agropecuária) de Suinocultura.
A premiação das equipes aconteceu no dia 19 de setembro, durante a SEPE, sendo premiados os alunos Ana Paula Albrecht, Jéssica Siladji Maieski, João Paulo Anastácio Porta, Júlia Pabst Anastácio, Laura Selner Brietzig e Maria Eduarda Dos Santos, com o projeto “Adubação orgânica e mineral na produção de alface crespa” sob orientação da Profª Neiva e colaboração do Prof. Fabrício, que receberam o “ovo dourado” (fotos em anexo) integrando as disciplinas de Agricultura II e Zootecnia II (Avicultura) e os alunos Amanda Dartora, Jenifer Rodrigues Machado, Jhonny Steffen, Julia Ester Menegazzo, Luiza Eduarda Longarete Da Silva e Mateus Henrique Múrias, que sob a orientação e colaboração dos professores Edvanderson e Geancarlo, respectivamente, receberam o “porquinho dourado” (fotos em anexo), integrando as disciplinas de Geografia, Irrigação e Zootecnia II (Suinocultura) com o projeto intitulado “Maquete de granja suína adaptada às normas sanitárias e de bem-estar animal da União Européia”. E pelo impacto prático gerado por estratégias de revitalização e confecção de desenhos com a técnica de grafite nos setores da UEA de Suinocultura (fotos em anexo), os alunos Andriele Adriane Mira, Manoela Hoffmann Luciano, Mateus Reginaldo Sarmento Rodrigues, Rafaela Coelho, Vitoria Oliveira Dos Santos, Yasmin Soares Forte, que integraram Artes, Filosofia e Zootecnia II (Suinocultura) no projeto “Estética e bem-estar animal”, sob orientação do Prof. Leandro Pacheco e colaboração do acadêmico Bruno Dranka do LICA, também receberam uma lembrança em reconhecimento ao trabalho prático desenvolvido.