- Notícias - https://noticias.memoria.araquari.ifc.edu.br -

IFC Araquari possui estação meteorológica desde 1996

A Estação Meteorológica é uma ferramenta que serve para monitorar as condições meteorológicas de uma determinada região. Através de diferentes equipamentos, dados como umidade, pluviosidade e pressão atmosférica, por exemplo, podem ser coletados e armazenados para futuras análises e aplicações.

No IFC Campus Araquari existem duas estações meteorológicas, uma convencional (analógica) e outra automática. A convencional foi a primeira a ser instalada no campus, no ano de 1996. A ideia surgiu através do professor Marlos José da França, que, na época, além de ser ex-aluno, já atuava como servidor na instituição.

Em uma conversa com o então diretor Vicente Brunning, Marlos apresentou a ideia da instalação de um posto meteorológico no Colégio Agrícola de Araquari – antigo IFC Araquari. Vicente abraçou a proposta e apoiou o servidor na compra de alguns dos equipamentos.

Em 2005, aproximadamente oito anos depois, a estação meteorológica automática foi instalada no campus, diferenciando-se da convencional principalmente pela coleta de dados, que era feita sem a interferência física de alguém. Esta estação fazia parte de um projeto maior, financiado pelo Instituto Vita.

A estação convencional é capaz de capturar a temperatura ambiente, temperatura máxima, mínima e a precipitação diária. A automática, por sua vez, coleta mais informações que a primeira, sendo estas: temperatura ambiente; temperatura máxima e mínima; sensação térmica; precipitação diária e intensidade da precipitação; radiação solar, radiação ultravioleta, velocidade e direção do vento, fotoperíodo e deslocamento das massas de ar.

Enquanto que na estação convencional é necessária a presença diária de uma pessoa para coletar os dados medidos, na automática as informações são enviadas via rádio para um computador, onde ficam armazenadas. No campus, alunos e técnicos agrícolas realizam as anotações diárias em três períodos diferentes do dia: manhã (9h), tarde (15h) e noite (21h).

Todas essas informações são aproveitadas por estudantes ao realizarem trabalhos direcionados ao tema, sendo mais comuns na disciplina de agrometeorologia e no curso de informática – que utiliza bastante de banco de dados.

As estações meteorológicas são fundamentais para as atividades agropecuárias do IFC Campus Araquari, influenciando diretamente na produtividade das unidades didáticas do campus. A instituição ainda compartilha as informações coletadas com empresas e fazendas locais; além de professores e alunos – que utilizam esses dados para trabalhos científicos -, promovendo assim benefícios para a comunidade local.

Texto: CECOM/Araquari – Laís Tedesco

Revisão: Raquel Rybandt