O evento que será realizado no próximo dia 22 de setembro, data do equinócio de primavera está sendo organizado por professores e alunos da USP de Lorena e conta com a participação de outras Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica de diferentes localidades do Brasil e do exterior.
A reprodução do experimento será feita realizando a medição da sombra de uma haste usando materiais simples como a trena e o transferidor para calcular o raio da Terra, além disso os estudantes irão estudar o movimento relativo do sol, analisar os dados por meio da elaboração de gráficos, manipular os pontos cardeais em sistemas de referência, usar bússolas magnéticas e de celulares, determinar a latitude e a longitude, usar o Google Earth e um simulador de sombras.
Pela parceria dos organizadores do evento com a Secretaria de Turismo do Amapá o experimento terá o Marco Zero de Macapá como referência. A relevância disso é ter a linha do Equador cruzando esse ponto e o sol a pino nessa posição logo após o meio-dia, no horário de Brasília. Na parte final do evento, os estudantes responderão a um desafio, que buscará consolidar a aprendizagem dos conhecimentos adquiridos ao longo da atividade experimental.
O evento já conta com a participação de cerca de 300 interessados e para supervisionar o experimento em sua plenitude, os professores, grupo de professores, estudantes de graduação ou qualquer outra pessoa interessada no experimento, terão à disposição deles minicursos de formação, que têm o objetivo de fornecer ferramentas para melhorar a capacidade de orientação dos supervisores aos estudantes durante a realização das atividades interdisciplinares.
Espera-se estimular nos participantes o gosto pela experimentação e favorecer a aprendizagem do método científico nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
As inscrições de professores e quaisquer pessoas interessadas no experimento continua aberta até o próximo dia 15, por meio do link: forms.gle/9YkFjx6UcuFzcJJZ9.
A programação no dia do evento prevê uma transmissão ao vivo pelo canal do Clube de Ciências da USP de Lorena no Youtube, por meio do link www.youtube.com/cdcusp.