Na última quinta-feira do mês de setembro, (28/09/17) a Secretaria de Agricultura e Pesca de Araquari, juntamente com a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araquari e Sindicato Rural de Massaranduba, realizaram o evento Saúde da Mulher Rural, programa ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que tem por objetivo garantir que famílias rurais tenham melhores condições de vida e acesso à saúde, visando gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero.
“São informações fundamentais para a saúde da mulher do campo, onde o acesso aos serviços básicos ainda é muito difícil”, afirma a Secretária do Conselho da Mulher de Araquari e Técnica em Agropecuária da SAP, Flávia Nunes.
O evento iniciou às 8 horas da manhã com a apresentação cultural da Fundação de Cultura do Município e na sequência contou com as palestras “Câncer de mama, colo de útero e DSTs”, ministrada pela enfermeira do SENAR, Maricelia Palavro e “Alimentação e hábitos saudáveis de vida”, ofertada por Miriam Conceição de Freitas, formada em medicina tradicional chinesa. Houve também uma dinâmica com o Coach Elias Santana.
Para fechar o ciclo de palestras, a gerente de Regulação em Saúde, Eleonora Bahr Pessoa, propiciou uma conversa sobre o tema “Empoderamento da Mulher”. Houve ainda pela manhã a apresentação do grupo Rebela, este desenvolvido pela comunidade feminina do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, sendo representado pela professora Simone Machado, em conjunto com o Fórum da Mulher.
No período vespertino iniciaram as atividades com a fisioterapeuta Jussara Marques, e na sequência ocorreu a apresentação da APAE de Araquari com a coreografia diversidade. Durante a tarde ofertaram-se várias oficinas para as mulheres rurais, tendo como temática as “Plantas alimentícias não convencionais”, apresentada por Tcharlata Françoise Stinghen e “Cosméticos Naturais” por Talita Ribeiro, ambas acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Bolsista PIBID/CAPES do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. Outra temática abordada nas oficinas foi “Experiência das Mulheres Agricultoras de Itajaí no processo de transição agroecologica”, apresentada pela professora Márcia.
Além das palestras, dinâmicas e oficinas, o evento teve atendimentos individuais com representantes do escritório Woitexem Advogados Associados, que sanou dúvidas sobre leis trabalhistas e previdenciárias do trabalhador rural; testes rápidos de saúde, executados pela Secretaria de Saúde; o espaço beleza que teve o apoio e realização dos voluntários Jackson, Tânia Gomes, Escola de Cabelereiro Mariu’s, agentes comunitárias de saúde e discentes do curso Técnico em Agropecuária do IFC Araquari. Esse espaço da beleza contou com a elaboração de maquiagens, design de sobrancelha, unha e cabelo, proporcionando a valorização dessas mulheres que estiveram representando todos os bairros de Araquari, contando com 90% das mulheres do meio rural do município. Estiveram presentes no evento 180 pessoas, sendo 150 participantes e 30 voluntários.
“Ficamos na certeza que o evento teve um reconhecimento por parte dessas mulheres e de todos que acreditaram e fizeram acontecer, gratidão por podermos propiciar esse dia as nossas guerreiras Agricultoras e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/SC que é o principal idealizador desse evento”. Organizadores do Evento Saúde da Mulher Rural.