Os projetos “Super Ação” e “DIA C” do IFC campus Araquari iniciaram uma série de atividades para prevenir e combater o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio, dia mundial contra o abuso e exploração sexual de crianças, foi a data escolhida para o lançamento da campanha. Com uma parceria entre Ministério Público de Santa Catarina, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Araquari e o Instituto Federal Catarinense, foi realizado o 1º Fórum Regional contra o abuso e violência sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Amunesc, Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), em Joinville, e teve a participação de todos os municípios que esta associação abrange. Durante todo o dia 18 de maio, cerca de 170 profissionais de atendimento e atenção à criança e o adolescente participaram de várias palestras e estudos de casos.
Em continuidade às atividades, no dia 20 (sexta-feira), os estudantes do terceiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, que fazem parte do Projeto DIA C, realizaram uma Blitz de conscientização aos motoristas que transitavam pela BR 280, em frente ao campus. As margens da rodovia foram tomadas por faixas com frases de efeito produzidas pelos próprios estudantes. Mais de 1200 motoristas receberam orientações sobre formas de prevenção e mecanismos de denúncias. O Conselho Tutelar de Araquari participou da ação junto com o IFC campus Araquari. A Blitz teve o apoio da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Joinville, que supervisionou o trânsito e garantiu a segurança dos estudantes. Para o Inspetor da PRF, Edilson Mário da Costa, “essa é uma ação importante para coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes na região, pois a BR 280 é o acesso principal ao Porto de São Francisco do Sul, portanto, área de risco e alerta permanente”.
Para os próximos dias, estão previstas palestras em todas as escolas municipais de Araquari. A meta é informar 100% das crianças da rede de ensino de Araquari. As palestras serão feitas por estudantes do Projeto DIA C. Para o prof. Roberto Dombroski, coordenador dos projetos, “essa é uma forma de ação prática e benéfica realizada pelos estudantes do IFC para contribuir com a sociedade e agir em pontos essenciais dos problemas sociais, tendo em vista transformá-los e superá-los”. Para ele, não tem público melhor do que a juventude para fazer isso. Por isso, os projetos são realizados sempre com a participação plena dos estudantes do IFC.