O estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícola (LICA) e bolsista do Projeto de Extensão Super Ação do [1]IFC Araquari, Lucas Santos Fontana, foi o responsável pela criação da identidade visual dos 30 Anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Ao criar o logotipo, que será utilizada em diversos eventos e ações tanto do IFC como de outras instituições, Lucas sentiu-se parte da história do ECA: “Completei 30 anos assim como o ECA, tenho orgulho da minha história e tenho consciência dos desafios futuros”.
O ECA é uma das leis mais avançadas no mundo sobre a proteção da criança e do adolescente. Sua função social se assemelha a uma mão que cuida e protege toda uma rede de inúmeras pluralidades. A identidade visual foi pensada em contar a evolução da lei e contemplar todos os direitos da criança e do adolescente. Um retrato que representa um jovem visto por muito tempo pelo prisma do abolido Código de Menores e salvo pelo ECA. Ele representa as pessoas que eram crianças e adolescentes nos anos 90 e hoje são adultos que defendem o ECA.
A identidade visual também contempla o sentido de família, que mudou muito ao longo dessa jornada e que é o principal elo de proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente. Agora, inclui as crianças e adolescentes com deficiências e fecha o seu sentido com a Lei da Primeira Infância, representada pela mulher gestante.
Todos os espaços, serviços e profissionais são representados pelo prédio. Também fazem parte da identidade: o brincar, o aprender, a arte, o lazer, a cultura, a ciência e as tecnologias, a saúde, a nutrição.
De acordo com o Professor Roberto Dombroski, Coordenador do Super Ação, “a Identidade dos 30 Anos do ECA é um convite que nos leva para uma viagem evolutiva do ECA. É uma chamada para uma formação social mais sistêmica e integrada dos seres humanos com a natureza e os demais seres vivos. É uma demonstração brilhante do que queremos para as nossas crianças e adolescentes para os próximos anos.”
O Projeto Super Ação existe há seis anos e desenvolve diversas atividades referentes aos direitos da criança e do adolescente. É um “projeto-tronco” para demais ações de ensino, extensão e pesquisa.
Texto: Cecom e Projeto Super Ação
Imagens: Projeto Super Ação e @josedeholanda