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I Fórum da Transversalidade em Educação

[1]Um importante debate sobre transversalidade em educação será realizado no próximo dia 06 de dezembro de 2017, no auditório do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. O evento acontecerá a partir das 19 horas, será aberto a toda a comunidade e não possui custo para participação.

O I Fórum da Transversalidade em Educação contará com dois palestrantes, ambos docentes na Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutores no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). A professora Suzani Cassiani será a primeira a realizar sua palestra, que terá como título “Os efeitos de colonialidade no ensino de ciências: provocações para futuros professores”. Logo após, o professor Irlan Von Linsingen tratará da “Tecnologia social e educação CTS: processos emancipatórios e cidadania sociotécnica”.

O evento terá ainda dois momentos culturais, um deles protagonizado pela Banda New Song, e o outro com uma apresentação de teatro sobre a temática do evento. A programação do evento seguirá o seguinte cronograma:

Para mais informações e inscrições, basta acessar o site do evento: transversalidadeifc.com [2]. Lembrando que o Fórum da Transversalidade é um evento aberto ao público, com vagas limitadas e totalmente gratuito, realizado pelo curso de Licenciatura em Química, com o apoio do IFC Araquari.

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O tema da transversalidade no IFC Araquari

O tema da transversalidade relacionado ao currículo, diversidade e inclusão é desenvolvido na disciplina Pesquisa e Processos Educativos (PPE) do curso de Licenciatura em Química. Este ano acontecerá o I Fórum da Transversalidade em Educação, que busca o desenvolvimento de práticas reflexivas e contextuais que estabelecem relações entre a teoria e a prática, fomentando a experiência da sala de aula, aliando a teoria ao exercício da prática profissional. Debater sobre a transversalidade não é estabelecer uma nova disciplina, e sim explorar temáticas que visem a construção da Cidadania, Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo para orientar a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. São temas incorporados ao currículo e que devem receber tratamento didático em todas as disciplinas, com foco no respeito ao estabelecimento, na prática educativa, que encaminhe a relação entre aprender na realidade e da realidade os conhecimentos sistematizados e teóricos, bem como as questões da cotidianidade.

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Texto e imagens: CECOM/Araquari